FEIRA DE SANTANA ☼ Usuários do Planserv reclamam de desassistência - Observador Independente

EM PAUTA

B2

Post Top Ad

banner gif 728x90

terça-feira, 18 de abril de 2017

FEIRA DE SANTANA ☼ Usuários do Planserv reclamam de desassistência

Os prejuízos que o descredenciamento vem causando aos servidores foram discutidos durante uma reunião realizada na noite de segunda-feira (17) com usuários do Planserv, um representante da OAB-Feira e médicos do hospital.
Usuários do Plano de Assistência dos Servidores do Estado da Bahia (Planserv) reclamam que estão prejudicados depois que a autarquia decidiu descredenciar o hospital pediátrico Bambinos. O descredenciamento ocorreu no mês de fevereiro. A unidade de saúde era a que atendia a maior demanda de filhos de servidores de Feira de Santana e outros municípios.

Os prejuízos que o descredenciamento vem causando aos servidores foram discutidos durante uma reunião realizada na noite de segunda-feira (17) com usuários do Planserv, um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Feira) e médicos do hospital.

A diretora administrativa do hospital Bambinos, Adriana Queiroz, explica o descredenciamento ocorreu após a visita de auditores. “Foi realizada uma auditoria do Planserv e depois nós recebemos um email informando o descredenciamento. Naquele momento nós não podíamos mais realizar nenhum atendimento. Tivemos uma visita de três auditores, mas ninguém explicou nada pra gente. Atendemos não só Feira, como pacientes de municípios da região, na faixa de 150 crianças por dia. Todos os atendimentos que haviam sido realizados até esse período a unidade de saúde não recebeu os pagamentos e a parte administrativa está vendo junto com o advogado da unidade sobre essa pendência”, afirmou.

A técnica de enfermagem Francislandia Araújo Tavares está prejudicada com a suspensão do atendimento. “Minha criança tem dois anos e seis meses. Há mais de seis meses foi diagnosticado que ela precisava de acompanhamento com fonoaudiólogo, onde começou o tratamento e o quadro estava evoluindo, mas teve que parar, porque houve esse descredenciamento com a Bambinos, onde ele fazia acompanhamento desde quando nasceu”, relatou.

A assistente social Iliana Cintia de Carvalho Lima diz que o descredenciamento da Bambinos causou desassistência aos usuários. “Não houve um aviso prévio. Eu tenho três filhos que são pacientes da Bambinos há muito tempo e o que nos preocupa é onde vamos levar nossos filhos, pois as outras clínicas não estão dando suporte por conta da demanda. Neste momento em que a clínica Bambinos passou a ser hospital, oferecendo mais serviços, eles desvincularam”, lamentou.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-Feira de Santana, Magno Felzemburg, disse que o Ministério Público já foi acionado. “Logo que a OAB tomou conhecimento dessa suspensão do atendimento, preparei uma representação contra o Planserv através do Ministério Público. Já foi instaurado um inquérito civil contra o Planserv, fruto dessa suspensão no atendimento, desassistindo as crianças que estavam em tratamento. Tudo foi suspenso de uma hora para outra, sem justificava ou aviso prévio”, declarou.

O médico Eduardo Leite participou da reunião. Na opinião dele, a recente demissão de cinco médicos pediatras que trabalhavam nos hospitais Clériston Andrade e Estadual da Criança tem relação com o descredenciamento da Bambinos. “Fiquei sabendo dessas demissões e fiquei revoltado. Eles foram demitidos sem justa causa. Coincidentemente, dois ou três deles são sócios do Hospital Bambinos. Então tem-se quase certeza que foi uma retaliação. Os médicos se revoltaram por causa de atraso salarial, fizeram uma semi-paralisação e então demitiram esses médicos e descredenciaram a Bambinos, que alguns deles faziam parte. Isso é um absurdo. São mais de 70 dias que o Planserv não responde, não dá uma solução”, afirmou.

Na reunião ficou decidido que um grupo de usuários do Planserv vai fazer uma manifestação as 14h de quarta-feira (19) no Ministério Público para acompanhar o andamento da representação encaminhada pela OAB.

Publicidade

Publicidade

Post Bottom Ad

JPG 728x90