SALVADOR ☼ Novo posto de recadastramento biométrico é inaugurado no CAB - Observador Independente

EM PAUTA

B2

Post Top Ad

banner gif 728x90

quinta-feira, 27 de abril de 2017

SALVADOR ☼ Novo posto de recadastramento biométrico é inaugurado no CAB

Apenas 10% dos eleitores baianos fizeram o cadastramento biométrico; TRE abriu novo posto

Um novo posto de recadastramento biométrico foi inaugurado na quarta-feira (26), na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no Centro Administrativo, em Salvador. 

A unidade passa a funcionar de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Além dessa nova unidade, que já está em funcionamento, o eleitor pode procurar também o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e um posto que está em operação na Secretaria da Fazendo do Estado (Sefaz-BA), ambos no CAB. Os atendimentos nesses dois locais são realizados nos mesmos dias e horários que o TJ.

O atendimento ao eleitor é realizado mediante apresentação de documento oficial com foto, como RG, habilitação, carteira de trabalho, passaporte, carteira de reservista ou certificado de alistamento militar original. Comprovante de residência recente, emitido há pelo menos três meses, também é requerido.

O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado. O chamado começou a ser feito no dia 1º de fevereiro deste ano. Confira a lista de municípios que serão convocados.

Todos os eleitores chamados pela zona eleitoral que execute o procedimento da modalidade são obrigados a refazer o processo da biometria. Cidadãos cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade) também devem fazer.

O recadastramento tem por objetivo oferecer mais segurança ao processo eleitoral e, além disso, compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros.

O procedimento, que dura em média 15 minutos, é feito em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título.

Outro posto de biometria na Prefeitura-Bairro do Subúrbio, em Paripe, está previsto para ser inaugurado em 5 de maio.

Publicidade

Publicidade

Post Bottom Ad

JPG 728x90