JACOBINA 🎼 Orquestra prepara repertório especial para grande concerto - Observador Independente

EM PAUTA

B2

Post Top Ad

banner gif 728x90

sábado, 13 de maio de 2017

JACOBINA 🎼 Orquestra prepara repertório especial para grande concerto

Cerca de 60 alunos de música participam da Caravana Pedagógica, que acontece nos dias 13 e 14 de maio

Como parte do projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, a Orquestra Regional do Piemonte da Diamantina se reúne nos dias 13 e 14 de maio, em Jacobina, para o último fim de semana de ensaios antes do grande concerto, que será realizado em 29 de julho, no município. Gratuitas, as atividades são promovidas por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e acontecem na sede da Filarmônica 2 de Janeiro e no Centro Cultural, em Jacobina.

O grupo é composto pelos músicos da Filarmônica 2 de Janeiro, da Filarmônica Juvenil Rio do Ouro e do PROJART - Projeto Arte de Tocar, de Jacobina, e da Filarmônica 10 de Junho, de Mundo Novo. O maestro Orlando Afanador destaca que se trata de uma orquestra de instrumentos de sopro e percussão. “Por essa característica, pensamos em um repertório original de bandas sinfônicas, como o tema de ‘Piratas do Caribe’”, completa.

Durante a caravana, os alunos dos projetos participam de oficinas de técnica instrumental e ensaios preparativos para o concerto, ministrados por jovens multiplicadores do programa NEOJIBA. As atividades integram as comemorações dos 10 anos do NEOJIBA.

O projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. Em Jacobina, conta também com o apoio da Filarmônica 2 de Janeiro, da Filarmônica 10 de Junho, da Filarmônica Juvenil Rio do Ouro e do PROJART.

Caravanas Pedagógicas

Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades são gratuitas e contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado.

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Publicidade

Publicidade

Post Bottom Ad

JPG 728x90