TERRITÓRIO DO SISAL ☼ Oficina de comercialização capacita gestores municipais dos territórios Irecê e Sisal - Observador Independente

EM PAUTA

B2

Post Top Ad

banner gif 728x90

terça-feira, 23 de maio de 2017

TERRITÓRIO DO SISAL ☼ Oficina de comercialização capacita gestores municipais dos territórios Irecê e Sisal



A Oficina está acontecendo nos 27 Territórios de Identidade do estado, promovida pelas superintendências Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Agricultura Familiar (Suaf).


Com o intuito de incentivar e ampliar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, por meio da adesão dos municípios aos Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou, nesta terça-feira (23), a Oficina Estadual sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, nos Territórios Irecê e Sisal.

A Oficina está acontecendo nos 27 Territórios de Identidade do estado, promovida pelas superintendências Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Agricultura Familiar (Suaf). No Território Irecê, o evento contou com 50 participantes entre prefeitos, secretários de agricultura, técnicos da Bahiater, das prefeituras e entidades prestadoras de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER).

Para o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF/Bahiater) de Irecê, Joilso Francisco, esse é um momento de aprofundar o debate sobre o acesso ao PAA e PNAE no território. “É oportuno reunir os gestores envolvidos, para discutir esse tema e fazer com que os mais de 40 mil agricultores familiares, dessa região, tenham acesso a essas políticas públicas e possam comercializar os produtos. O acesso a esses mercados é fundamental para que essas famílias possam melhorar a qualidade de vida”.

O secretário de agricultura do município de Presidente Dutra, Aldamar Barros, afirmou que muitas informações que vão ajudar a fortalecer a agricultura familiar. “Ganhamos conhecimento sobre o funcionamento dos programas para encarar um novo desafio que o município vai implementar”.

No Território Sisal, foram 45 participantes de 15 municípios que estiveram presentes. O coordenador do SETAF/Bahiater Sisal, Crisógno Santos, afirmou que a Oficina está orientando os municípios para a aquisição de alimentos da agricultura familiar. “Queremos aumentar a qualidade dos alimentos da merenda escolar municipal”.

Segundo o secretário de agricultura de Teofilândia, João Charles, ainda há um déficit em relação a aquisição de produtos da agricultura familiar pelos municípios. “O apoio da SDR para esse trabalho é fundamental, para que a gente possa melhorar a alimentação escolar dos nossos municípios”.

A Oficina já passou pelos Territórios Bacia do Rio Corrente, Bacia do Paramirim, Velho Chico, Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina, Litoral Norte e Agreste Baiano, Piemonte do Paraguaçu e Semiárido Nordeste II. Ainda esta semana, outras cinco capacitações serão realizadas nos Territórios Sertão Produtivo (24), Portal do Sertão (24), Itaparica (25), Metropolitano de Salvador (25) e Piemonte Norte do Itapicuru (26).

ASCOM SDR

Publicidade

Publicidade

Post Bottom Ad

JPG 728x90