SALVADOR: Forte cheirode esgoto obriga pessoas a usar máscaras em Ondina - Observador Independente

EM PAUTA

B2

Post Top Ad

banner gif 728x90

sábado, 10 de junho de 2017

SALVADOR: Forte cheirode esgoto obriga pessoas a usar máscaras em Ondina

Uma surpresa nada agradável. Foi assim que moradores, trabalhadores e quem circulou pela Avenida Adhemar de Barros descreveu o mau cheio que tomou conta do bairro de Ondina na última sexta-feira (9). O odor era tão forte que tinha gente usando máscaras para minimizar a situação.

Tudo começou por volta das 16h, quando um esgoto rompeu em frente à portaria principal do campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Quem passou na hora ficou impressionado com a força da água. “Passei primeiro para ir ao banco e tinha umas pessoas trabalhando no local, mas não tinha vazamento. Era 15h30. Às 16h10, passei de volta. Não tinha mais ninguém no local e o esgoto já estava jorrando, pulando do bueiro para a rua”, contou o empresário Marcos Picun, dono de um mercadinho na região.
Esgoto se acumula na Avenida Adhemar de Barros (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)

Ele informou que não estava chovendo no momento do vazamento e que não conseguiu identificar quem eram os trabalhadores que estavam no local antes do esgoto romper. “Moro aqui há 20 anos e nunca vi algo assim. Tem cliente achando que o mau cheiro é no mercado. Lá em casa, meu filho fechou o apartamento todo para ver se melhorava, mas o odor ainda é forte”.

A água escura e fedorenta começou a correr da região onde ficam estacionados os ônibus da Ufba e seguiu beirando o passeio, chegando a subir na calçada em alguns pontos, e continuando até chegar próximo da Avenida Oceânica. O odor, no entanto, foi mais além. Alguns moradores da Rua Baependi, que fica atrás da avenida onde houve o vazamento, também sentiram o mau cheiro.

Os vigilantes da universidade disseram não ter visto ninguém trabalhando no local, mas confirmaram que o vazamento começou naquela região. O estudante Matheus Lima, 22 anos, tem aulas no PAF - que fica a cerca de 400 metros de onde houve o rompimento - e contou que estava sentindo o odor de lá. “A gente não sabia de onde vinha o fedor, mas todo mundo está sentindo”, informou.

A situação mais complicada era em frente ao Condomínio Costa Cavalcante, onde uma poça se formou e alcançou a calçada. Cerca de 3h depois do início do vazamento, o odor permanecia forte. Os porteiros precisaram usar máscaras para continuar trabalhando. “Eu fui fazer um serviço em um apartamento no fundo do condomínio. O fedor era tão forte que parece até que o vazamento era lá dentro. Todos os moradores estão reclamando”, contou um dos porteiros do condomínio.

Para algumas pessoas, o mau cheiro foi motivo também de prejuízo. Segundo o gerente da Delicatessen Ondina, Orlando Santiago, o esgoto afugentou os clientes. “Esse horário (19h), as mesas estão cheias, com vários clientes. Hoje, elas estão às moscas. Quem vai querer comer com um cheiro terrível desses? Chamei a Embasa e ninguém apareceu. Ficamos no prejuízo”.
Funcionários usam máscaras e comércio fica vazio com o mau cheiro (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)
Para tentar contornar a situação, ele distribuiu máscaras para que os 40 funcionários pudessem continuar trabalhando. O segurança Antônio Carlos Pereira, 61, contou que os clientes reclamaram. “Cinco carros já encostaram aqui, mas quando os clientes desceram e sentiram o fedor, foram embora. Está todo mundo reclamando”, contou. 

Funcionários de uma farmácia que funciona ao lado disseram que algumas pessoas compraram vick e passaram no nariz para poder suportar o mau cheiro. Ninguém soube precisar o momento em que o vazamento terminou. A reportagem esteve no local por volta das 19h e o esgoto não estava mais correndo na avenida, apesar do odor persistir e de algumas poças ainda permanecerem. Moradores e pessoas que trabalham no bairro disseram que ligaram diversas vezes para a Embasa, mas que nenhum funcionário da empresa esteve no local. Procurada, a Embasa disse que não recebeu chamados.(Correio)

Publicidade

Publicidade

Post Bottom Ad

JPG 728x90