SANTO SÉ: Depois da jazida de ametista, garimpeiros encontram quartzo rutilado - Observador Independente

EM PAUTA

B2

Post Top Ad

banner gif 728x90

quinta-feira, 1 de junho de 2017

SANTO SÉ: Depois da jazida de ametista, garimpeiros encontram quartzo rutilado

Embalado pela mina de ametista apelidada de Serra Pelada da Bahia, o município de Sento Sé vive a expectativa da possível descoberta de uma jazida com outra pedra preciosa de alto valor no mercado de joias. Nos últimos dois dias, garimpeiros da região relataram à prefeitura da cidade e aos compradores de gemas a existência de quartzo rutilado, também conhecido como rutilo dourado, no topo da Serra de São Pedro, no povoado do Piçarrão, próximo a um parque de energia eólica. Encontrado também em Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, o mineral de cor fumê claro com fios grossos que parecem ouro por dentro pode custar o dobro da ametista e vem ganhando espaço no mercado internacional pela constituição única.

Corrida preparada
A notícia sobre o rutilo circulou entre grupos de WhatsApp formados por negociantes de pedras da região, que já organizaram para hoje uma visita em massa ao local da provável mina. A ideia é, comprovada a descoberta, abrir no mesmo dia os primeiros buracos para extração.

Em alerta
Avisado dos relatos sobre o rutilo dourado, o secretário de Meio Ambiente de Sento Sé, Izamar Reis, percorreu o povoado do Piçarrão e conversou com garimpeiros que garantiram a existência da pedra. “Amanhã (hoje), faremos uma expedição no local. Caso a mina exista, será importante para a cidade, mas queremos evitar que ocorra o mesmo que aconteceu com a ametista, onde o garimpo nasceu sem controle. Aquela região está abrigada no Boqueirão da Onça, a maior área protegida do bioma caatinga do planeta, com 90% do território total”, justifica Izamar. 

Movimento na RMS
O prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo (DEM), prepara para os próximos dias o lançamento de um pacote com 75 intervenções e obras na cidade e vai anunciar o desembarque de quase R$ 1 bilhão em investimentos privados. A lista inclui duas novas fábricas, dois centros de distribuição, dois supermercados, empreendimentos imobiliários, o novo fórum e as unidade do Sesi e Senai Cimatec. O anúncio oficial deve acontecer logo após o Camaforró, evento organizado pela prefeitura que será realizado de 22 a 24 de junho e reúne atrações nacionais de destaque.

Corte no trio
O coordenador do Carnaval de Salvador de 2018, Paulo Leal, vai defender a redução das dimensões dos trios elétricos durante o panorama que será realizado pela Câmara Municipal no Othon Palace nas próximas segunda e terça. A proposta, que deve provocar polêmica com os donos de trios, se justifica pelo distanciamento entre público e artistas, segundo o coordenador da festa.

Outro centro
“Não é uma proposta concreta, mas é uma bandeira que eu defendo. O trio passou a ser grande demais ao longo dos anos, se distanciou do povo. É preciso que todos opinem”, diz Paulo Leal. Ações para revitalização do circuito do Centro também estão entre as temáticas a serem debatidas entre os participantes do evento.

"O boicote maior não é da oposição, é da turma do próprio PT", Robinho (PP), deputado ao comentar no site bahia.ba, o boicote da base do governador Rui Costa (PT) na Assembleia, que não vota projetos há quase dois meses em função do não pagamento das emendas impositivas.

Pílula
Além da conta Líder em proposições na Câmara Municipal, a vereadora Rogéria já apresentou 40 projetos de lei em 2017. No entanto, 20 deles são propostas para criar dias, semanas ou meses para homenagear ou chamar atenção a determinados temas. Somente na última segunda, ela apresentou quatro desses.

Publicidade

Publicidade

Post Bottom Ad

JPG 728x90