CULTURA ☼ Orquestra Regional do Sisal apresenta concerto inédito em Coité e Serrinha - Observador Independente

EM PAUTA

B2

Post Top Ad

banner gif 728x90

Publicidade

Publicidade

quarta-feira, 5 de julho de 2017

CULTURA ☼ Orquestra Regional do Sisal apresenta concerto inédito em Coité e Serrinha

Após sete meses de oficinas e ensaios, a Orquestra Regional do Sisal apresenta seu concerto inédito nesta sexta-feira, 7 de julho, em Serrinha, e no sábado, dia 8, em Conceição do Coité. As apresentações são gratuitas e acontecem às 14h, na AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, em Serrinha, e no Teatro Santo Antônio, em Coité, às 19h. Além do concerto da Orquestra Regional do Sisal, o público poderá conferir a apresentação do quinteto de sopros Wood Tropicales.

Os concertos são resultado do projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, realizado por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. A iniciativa prevê a formação e concertos de cinco Orquestras Regionais de diferentes Territórios de Identidades do estado. Já se apresentaram neste ano as Orquestras Regionais da Costa do Descobrimento, em abril, e a do Extremo Sul, em junho. A Orquestra Regional do Sisal será a terceira, seguida pela Orquestra Regional do Piemonte da Diamantina, também em julho, e de Irecê, em agosto. As atividades integram as comemorações dos 10 anos do programa NEOJIBA.


Com os quatro naipes de uma orquestra sinfônica (madeira, corda, metal e percussão), a Regional do Sisal é formada por cerca de 100 crianças, adolescentes e jovens dos projetos Santo Antônio de Música, de Conceição do Coité, e da Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha. Durante as Caravanas Pedagógicas, os músicos participaram de oficinas de técnica instrumental ministradas por multiplicadores do programa NEOJIBA e ensaiaram o repertório, que traz compositores de música erudita e popular, como Jacques Offenbach, Modest Mussorgsky e Tom Jobim.

“O trabalho foi bastante intenso nas duas cidades. Apresentamos no repertório peças de nível técnico intermediário e outras acima desta média, de modo que estimule os alunos e músicos a se superarem, com mais estudo, destacando o seu potencial. É uma oportunidade para que eles vejam que é possível tocar qualquer peça”, explica o maestro Marivaldo Junior.

Entre os integrantes da Orquestra do Sisal, estão seis crianças e jovens selecionados a partir de um edital público para compor a primeira orquestra sinfônica infantil da Bahia. A ação também faz parte das comemorações dos 10 anos do NEOJIBA, e irá reunir 100 crianças e jovens para uma residência artística e apresentações públicas em Salvador no mês de outubro.

Sobre o Wood Tropicales

Wood Tropicales

O quinteto de sopros Wood Tropicales busca uma renovação musical por meio do mundo pop americano e o contraste erudito. Seu repertório é pensado de acordo com o público jovem e adolescente. Para o concerto do Sisal, o grupo preparou um repertório diversificado com obras de Malcolm Arnold, Amy Winehouse, Beyoncé e Maestro Duda.

Caravanas Pedagógicas

Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado. Cerca de 500 jovens músicos no interior da Bahia integram as cinco Orquestras Regionais, numa média de 100 por grupo, todos pertencentes a projetos sociais e musicais baianos.

O projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. No Território do Sisal, conta com a parceria dos projetos Santo Antônio de Música e Filarmônica 30 de Junho.

Por Maria Clara – ASCOM NEOJIBA

Post Bottom Ad

JPG 728x90