JUAZEIRO ☼ CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTE O FORTALECIMENTO DO SUAS - Observador Independente

EM PAUTA

B2

Post Top Ad

banner gif 728x90

sábado, 22 de julho de 2017

JUAZEIRO ☼ CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTE O FORTALECIMENTO DO SUAS

A prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e do Conselho Municipal da Assistência Social realizou nos dias 19 e 20 de Julho no auditório Multi Eventos da Univasf, a XI Conferência Municipal da Assistência Social que teve como tema ‘Garantia de Direitos no fortalecimento do SUAS’. 

O evento contou com a participação de trabalhadores, gestão pública, entidades e sociedade civil. A programação trouxe apresentações culturais e dabanda da Polícia Militar, palestras, debates e trabalhos em grupo com a participação dos principais atores ligados à assistência social.

A abertura oficial foi feita pela presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, que falou sobre a importância do evento. “A conferência é um espaço importante onde propomos e avaliamos toda a política municipal da assistência, tratando de estratégias para a melhoria dessa política. Temos muitos avanços desde que o SUAS foi implantado e as conferências vêm para fortalecer ainda mais. São muitos os desafios, mas já colhemos frutos importantes”, declarou Fernanda Lins. No primeiro dia foi aprovado o regimento interno da conferência.

No segundo dia de discussões, os participantes acompanharam a palestra magna com a conselheira Maria José que falou sobre o tema da conferência, provocando o debate qualificado. Após a palestra, os mais de 300 participantes foram divididos em grupos temáticos para a produção de propostas que foram debatidas e aprovadas para encaminhamento à conferência estadual.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, a participação do usuário é de fundamental importância. “O verdadeiro ponto são as discussões em conjunto, sociedade civil organizada e gestão pública. A partir deste momento vamos entender o que precisa ser melhorado e quais propostas vamos apresentar. Este é um grande momento da Assistência Social e precisamos do usuário dentro desse debate, pois eles é que nos dão um norte do que precisa ser feito para que as políticas avancem. Só juntos vamos conquistar ainda mais avanços”, ressaltou a secretária.

Os usuários dos equipamentos da assistência do município participaram de forma ativa das ações da conferência, como Anderson Bandeira, usuário do Centro POP, que considera válida a realização do evento. “A conferência está aqui para reivindicarmos nossos direitos. É importante tirarmos as ideias do papel. Juazeiro é um dos municípios que conheço, mais avançados no que diz respeito ao cidadão em situação de vulnerabilidade e onde vemos a assistência social funcionar de verdade”, disse.

A comunitária Gilsa Martins, também comentou a importância da participação popular. “A conferência trouxe um tema bastante sugestivo para o momento que passamos para que possamos avaliar as condições atuais do SUAS. Temos que entender que os recursos da assistência são para as pessoas que realmente precisam. Estamos firmes buscando apenas os direitos de cada cidadão e a participação da comunidade é fundamental”, afirmou a comunitária

Ao final das atividades foram escolhidos os 10 delegados que representarão o município no evento estadual que acontece ainda este ano em Salvador.

Por Fabiana Diniz

Publicidade

Publicidade

Post Bottom Ad

JPG 728x90