SALVADOR ☼ Igreja de Sant’Ana é reinaugurada após reforma de 11 anos - Observador Independente

EM PAUTA

B2

Post Top Ad

banner gif 728x90

Publicidade

Publicidade

quarta-feira, 5 de julho de 2017

SALVADOR ☼ Igreja de Sant’Ana é reinaugurada após reforma de 11 anos

Em reforma desde 2006, a Igreja de Sant’Ana, em Salvador, que tem quase 300 anos, foi reinaugurada. Antes da reforma, a construção possuía vazamentos no telhado, fiação exposta, escadas interditadas e forro com risco de queda, além de cupins que destruíram parte da estrutura da construção sacra, tombada como patrimônio nacional. Neste mês de julho, a igreja irá sediar os festejos da Senhora Sant’Ana.

O projeto de restauro, que teve início em 2008 com o lançamento do Movimento Salve Sant´Ana, recebeu apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no ano de 2009, no valor de R$ 2,7 milhões, para a primeira etapa. 

Em 2014, um novo contrato foi assinado com o banco no valor de 5,4 milhões, que foi dividido em três parcelas. A empresa baiana Global Participações em Energia, que participou da última etapa dos trabalhos de restauração, colaborou com 10% do valor total previsto.

O padre Abel Pinheiro revelou que está emocionado com a reabertura do templo religioso. "Já estou emocionado demais. Sempre tive a firme convicção de fé de que a igreja é de Deus e que a Senhora Sant’Ana estava intercedendo por seus filhos e pelo seu Templo. 

O sentimento que invade a minha alma, agora, é de gratidão a Deus, à Senhora Sant’Ana e a todos quantos estiveram conosco nestes anos de trabalhos exigentes e prazerosos”, afirmou o padre.

Segundo o restaurador responsável pelo projeto artístico da paróquia, José Dirson Argolo, a pintura original de 11 painéis e também do medalhão que ornamentava o forro principal da igreja estava coberta sob camadas de outras pinturas. Isso impedia a identificação das obras em função da alteração de cores.

Post Bottom Ad

JPG 728x90