MATA S.JOÃO ☼ Com saltos e cantos, baleias fascinam baianos e turistas na Praia do Forte - Observador Independente

EM PAUTA

B2

Post Top Ad

banner gif 728x90

domingo, 6 de agosto de 2017

MATA S.JOÃO ☼ Com saltos e cantos, baleias fascinam baianos e turistas na Praia do Forte

Baleias jubarte dão show no litoral norte da Bahia

Baianos e turistas que visitam a Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia, estão sendo surpreendidos com um show de saltos e cantos de baleias Jubarte que saíram da Antártida em busca das águas quentes do estado.

Elas chegaram no final do mês de julho e devem ficar na região até o final de outubro. Nesse ano, a expectativa é de que 20 mil jubartes passem a temporada de reprodução no estado.
Baleias passam temporada de repordução na Bahia (Foto: Reprodução / TV Bahia)

Segundo informações do Projeto Baleia Jubarte, os animais adultos podem pesar até 40 toneladas e medir 16 metros. As fêmeas não desgrudam dos bebês, que chegam a mamar 100 litros de leite por dia. “A gente é do sul e veio aqui na praia. A gente aproveitou para ver as baleias. É muito emocionante. Muito lindo”, disse encantada a pequena turista Valentina Oliveira, de 11 anos.

O coordenador do projeto Baleia Jubarte, Enrico Marcovaldi, diz que uma característica marcante nos machos é a ‘cantoria’. “Na sua área de reprodução, os machos, geralmente, cantam, literalmente, para atrair as fêmeas”.

A pesquisadora do Projeto, Luena Fernandes, ressalta uma curiosidade das fêmeas. “Eu, particularmente, gosto muito de ver a forma como as fêmeas protegem, cuidam dos seus filhotes”.

Nesse ano, o inverno na Bahia está mais rigoroso e o mar agitado tem feito as baleias encalharem. Quartoze jubartes foram encontradas mortas no estado.

Publicidade

Publicidade

Post Bottom Ad

JPG 728x90