RAFAEL JAMBEIRO ☼ Ponte sobre BR 116 foi liberada nesta manhã - Observador Independente

Brasil

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

RAFAEL JAMBEIRO ☼ Ponte sobre BR 116 foi liberada nesta manhã

Foto: Divulgação




A ponte construída sobre o Rio Paraguaçu, no município de Rafael Jambeiro, na Bahia, nas proximidades do Km 495,5 da BR-116, foi liberada na manhã desta sexta-feira (12) pela concessionária Via Bahia, administradora da rodovia. A passagem tem 252 metros de comprimento, com 16 metros de altura e 12 metros de largura. São nove vãos de 28 metros cada e 16 pilares. 

De acordo com a empresa, para a construção foi utilizada uma tecnologia de pavimentação alemã com asfalto morno e um aditivo (CCBit 113AD), que estabelece uma melhora na durabilidade do pavimento, já que aumenta a resistência à deformação permanente do asfalto.

“Outras vantagens estão na redução da emissão de gases nocivos ao meio ambiente e o aumento na distância de transporte do material, pois perde-se menos calor por hora de deslocamento. Trata-se de um projeto feito em conjunto entre a construtora, a gerenciadora e a ViaBahia”, explica o supervisor de Qualidade, Fiscalização e Geotecnia da empresa, Leonardo Borges.

A ponte anterior passará por reformas estruturais e deve ser reaberta dentro do projeto de duplicação do trecho da rodovia.