SALVADOR EM FESTA 👏👏👏 TV ARATU 🎇🎇🎇 Emissora comemora 49 anos com inovação, conteúdo variado e baianidade - Observador Independente

Bahia

jueves, 15 de marzo de 2018

SALVADOR EM FESTA 👏👏👏 TV ARATU 🎇🎇🎇 Emissora comemora 49 anos com inovação, conteúdo variado e baianidade

Crédito da Foto: Iza Azevedor/Aratu Online



A “Emissora do Galinho” completa 49 anos nesta quinta-feira, 15 de março, com uma trajetória de inovações e criação de conteúdo voltado especialmente para o povo baiano. Fundada em 1969, pelos empresários Alberto Maluf, Carlos Alberto Jesuíno dos Santos, Luís Viana Neto, Humberto Castro e Nilton Nunes Tavares, a TV Aratu é uma das redes mais antigas da Bahia, tendo sido a segunda a ser criada no estado, após a TV Itapoan. Foi inicialmente filiada da TV Globo, depois da Rede Manchete, da Central Nacional de Televisão (CNT), até finalmente firmar contrato com o SBT em 1997.

A trajetória da TV Aratu é de sucesso desde sua fundação, atualmente cravando a liderança ou a vice-liderança com programas locais, que se misturam à grade nacional do SBT. O grande diferencial do grupo Aratu é sua preocupação em chegar aos lares baianos levando um conteúdo diversificado, prestando serviços e passando informações ao povo, de forma leve e singular.

GALINHO

Além de ser uma produtora de conteúdo, a TV Aratu também promove a maior festa de São João da capital, que abre os festejos juninos. O evento foi criado em 1989 com o objetivo de resgatar os talentos nas regiões populares da Bahia. Já passaram pelos palcos do Arraiá atrações como Alceu Valença, Trio Nordestino, Amado Batista, Genival Lacerda, Elba Ramalho, Adelmario Coelho, Ivete Sangalo, Dorgival Dantas e muitos outros. Em 2018, a festa está em sua 29° edição, e acontece nos dias 8 e 9 de junho, com cobertura exclusiva da emissora, tanto para a TV como para a internet.

Mas, por que a TV Aratu tem um “galinho” como seu mascote? Tudo começou no”Bom Dia Bahia”, programa matinal de notícias do canal. A emissora foi a primeira da Bahia a ter programação local no período da manhã, e por esse motivo, a marca do “galo” simbolizava a TV que acordava os baianos todos os dias levando as principais notícias do Estado. Até hoje, o “galinho” da Aratu é o símbolo do grupo.

BAIANIDADE

Atualmente, a TV Aratu exibe 10 programas locais, sendo eles: Que Venha o Povo, Ronda, Tudo Novo, Universo, Aratu Notícias, Se Liga no Pida, Clube da Alegria, Chegue Mais, Dendê na Mochila e no Campo do 4. Além deles, a emissora também tem investido em programações especiais, como o Aratu Repórter e a Live da Madruga. Mas, não para por aí! A Aratu saiu na frente, e, de alguns anos para cá, tem transmitido também conteúdo exclusivo para suas plataformas digitais.
O QVP, apresentado por Casemiro Neto,
é um dos programas de maior audiência da casa.
Foto: divulgação

O Aratu Online, o website da emissora, foi criado em outubro de 2006, com o intuito de divulgar informações da própria TV, e também notícias do estado. A página faz cobertura dos principais eventos da capital, e tem inovado nas transmissões das lives, com imagens ao vivo que aparecem diretamente na página do Aratu Online no Facebook.

Além disso, alguns programas são transmitidos exclusivamente apenas na web, como o Reunião de Pauta, Linha de Frente, Vida de Pet, Intimidades, Sarau, Autos e Motos, Bônus Games, Dicas da Saideira, Dona Mamãe, Viva Cabula, Memória Aratu, Belezas da Bahia, Nas Ondas, Arqui Decor, Aratu Lab, Diga Aí e o #BoletimSemParar. Desde 2017, os programas da TV também são reproduzidos no facebook, simultaneamente, através do perfil da TV Aratu.

O objetivo da produção de conteúdo digital é exatamente se adequar às novas formas de comunicação, e dialogar com um público variado, como defende Pablo Reis, gerente de Conteúdo e Inovação da TV Aratu.

“Nós percebemos que nosso público espera muito mais da gente do que de uma emissora de televisão. Nossos clientes querem que sejamos a principal produtora de conteúdo local da Bahia, em qualquer plataforma. Com isso, estamos focados em oferecer cada vez mais conteúdo de informação ao vivo e de entretenimento. Nosso lema de inovação é fazer Mais, Melhor e Por Menos, aproveitando sempre os avanços da tecnologia e os talentos individuais e coletivos dos colaboradores”, diz ele.
O Linha de Frente, com Pablo Reis
e Matheus Carvalho, tem transmissão exclusiva
no facebook. Foto: divulgação 
O gerente ressalta ainda a importância da participação do próprio público na criação do conteúdo, e que os baianos podem aguardar muitas novidades, como uma cobertura jamais vista do processo eleitoral e uma campanha de combate às Fake News.

“Pretendemos aprimorar nossas parcerias com produtores de conteúdo que queiram produzir sobre baianidade. Queremos oferecer conteúdo que efetivamente melhore a vida das pessoas, não que elas assistam, mas que elas participem”, completa Pablo.

Mas, não basta apenas produzir conteúdo. A TV Aratu também tem o compromisso de transmitir sua programação do jeito mais “baiano” possível, dialogando com os telespectadores, com uma linguagem que o público reconhece. “A gente vive um momento em que a TV aberta precisa se reinventar, e precisa estar cada vez mais conectada com o conteúdo digital. Esse espaço já está sendo dado, e nós saímos na frente”, explica Matheus Carvalho, gerente de Jornalismo da emissora.

E esse investimento tem sido observado na audiência da programação, que conquistou telespectadores fiéis. “Nós demos um grande salto, sobretudo nos últimos 3 anos, com um crescimento muito grande todos os programas. Até pouco tempo a TV Aratu tentava disputar somente o segundo lugar. Hoje, nós temos 3 programas que são líderes de audiência e mais 3 que são vice-líderes, então, foi um grande avanço. Além da ampliação da grade local na TV, temos também conteúdo digital exclusivo, só para a internet. São passos que já mostram que a TV Aratu está além do que se imaginava, e à frente das concorrentes, nesse aspecto”, conclui.

Matheus acrescenta que dar valor à baianidade é o maior destaque da emissora. “Não abrimos mão disso. A TV Aratu é a cara da Bahia, é que a mais tem essa relação com os baianos, de estar próxima das pessoas, do povo. É nossa singularidade, então, fazemos tudo pensando em ser a emissora que mais representa isso”, explica o gerente. “Todos os produtos novos tem essa característica, tanto na internet quanto na TV. O “Belezas da Bahia” é um exemplo disso”, destaca.

Em 2018, o novo slogan da emissora é “Aratu é o canal”, e a TV Aratu segue com seus princípios de valorização de funcionários e do público, levando conteúdos diversos, informação, entretenimento, e principalmente, baianidade. 

#TVAratu49anos
aratuonline