SALVADOR 🌾🎖️♻️ Projeto de proteção do manguezal inicia segunda etapa nas baías de Iguape e de Todos os Santos - Observador Independente

Bahia

miércoles, 14 de marzo de 2018

SALVADOR 🌾🎖️♻️ Projeto de proteção do manguezal inicia segunda etapa nas baías de Iguape e de Todos os Santos

Desenvolvido pela Fundação Vovó do Mangue, o CO2 Manguezal atenderá, durante dois anos, áreas de Maragojipe, Cachoeira, São Félix e São Francisco do Conde


Reflorestar e preservar áreas de mangue nas baías de Iguape e de Todos os Santos, capacitar jovens e adultos, elaborar estudo científico, além de promover educação ambiental para crianças. Essas são algumas das metas assumidas pelo Projeto CO2 Manguezal, que teve a segunda etapa de execução iniciada no último mês de janeiro, com ações a serem desenvolvidas nos municípios de Maragojipe, Cachoeira, São Félix e São Francisco do Conde.

“Esses quatro municípios foram escolhidos por possuírem áreas consideráveis de manguezal e Mata Atlântica que sofrem ou sofreram, ao longo dos anos, degradação pela implantação de grandes empreendimentos industriais”, explica a coordenadora geral do CO2 Manguezal, Rosiane Campos.

As ações do projeto estão previstas para acontecerem neste ano e em 2019. Ao final desse período, o compromisso é a produção de 46 mil mudas de mangue e seis mil mudas de Mata Atlântica, reflorestamento de 10 hectares de manguezal dentro da Baía de Todos os Santos e 2,5 hectares de Mata Atlântica, capacitação de 780 jovens e adultos e aplicação do Programa de Educação Ambiental para três mil crianças e jovens do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, dentre outras metas.

Projeto ampliado

Executado pela Fundação Vovó do Mangue, com sede em Maragojipe, o projeto teve ampliado sua área de abrangência nessa segunda fase, passando a atender também os municípios de Cachoeira e São Félix. Na primeira etapa (2013-2015), foram contemplados os municípios de Maragojipe e São Francisco do Conde. 

O CO2 tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Sociambiental, e parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), responsável pela elaboração do estudo científico, que prevê ações como a produção de mapas georreferenciados, algo até então inexistente nessas áreas de mangue.

Público atendido – Segundo Rosiane Campos, o público atendido prioritariamente na segunda etapa será de marisqueiras, pescadores, artesãs, saveiristas, agricultoras ou extrativistas vegetais que usam os recursos no mangue e de Mata Atlântica de forma artesanal e familiar.

As ações do CO2 consistem no reflorestamento de área de Mata Atlântica e Bosques de Mangue, por meio do cultivo e manejo de espécies preferencialmente arbóreas características desse ecossistema presente na Baía de Todos os Santos.

Além da conservação e recuperação de área de manguezais, o Projeto CO2 promove um trabalho de educação ambiental nas comunidades atendidas com realização de cursos e palestras, trabalhos práticos, publicação de informativos, livros e cartilhas educativas para agentes multiplicadores e estudantes do ensino fundamental.

Primeira fase do CO2 – A primeira fase do CO2 Manguezal superou todas as metas estabelecidas à época pelo projeto. Durante os dois anos, foi feito o reflorestamento de 8,5 hectares de manguezal em Maragojipe e São Francisco do Conde, a capacitação de 520 pescadores e marisqueiras, promoção da educação ambiental para mais de três mil alunos do ensino fundamental, além do estudo científico pioneiro realizado em parceria com a UFRB. 

Segundo informa a coordenadora Rosiane Campos, entre os compromissos assumidos nesta segunda fase do projeto estão o monitoramento e adensamento das áreas recuperadas na primeira fase. “Isso é muito importante para todos os envolvidos, pois é a continuidade de um cuidado necessário para a área de manguezal dos municípios, fonte de renda para muitos trabalhadores e preservação de um rico ecossistema da Baía de Todos os Santos”, enfatiza.

www.vovodomangue.org/ 
https://www.facebook.com/vovodomangue 
Hilda Fausto – DRT 1748 // 71 99609-9297 (Vivo+WhatsApp)