DIAS D'ÁVILA @ Cidade é classificada como menos poluída do Brasil pela OMS. População diz que quem fez a pesquisa nunca foi na cidade vizinha do Polo Petroquímico - Observador Independente

BAHIA

sábado, 5 de mayo de 2018

DIAS D'ÁVILA @ Cidade é classificada como menos poluída do Brasil pela OMS. População diz que quem fez a pesquisa nunca foi na cidade vizinha do Polo Petroquímico

A cidade também aparece bem localizada no ranking mundial, em terceiro lugar / Foto : Divulgação




O município baiano de Dias D’Ávila, localizado na Região Metropolitano de Salvador, foi classificado como o menos poluído do Brasil.

Em relatório da Organização Mundial da Saúde, divulgado ontem (5) pela revista Veja, a cidade também aparece bem localizada no ranking mundial, em terceiro lugar.

Com população estimada de 80 657 habitantes, Dias D’Ávila é mais conhecida por possuir as melhores fontes de água do estado, fato que lhe dá o apelido de "Cidade das Águas".

O que não é dito na reportagem é que, de fato e na vida real a população vive às voltas com intensa poluição provocada por mais de 200 indústrias do Pólo Petroquímico de Camaçari, cuja distância para a sede do município, não chega, em alguns lugares, a 500 metros.

Outro dado que desmente a pesquisa, é o alto índice de doenças pulmonares, especialmente nas épocas de frio/inverno.  Com relação à violência urbana, a cidade é considerada, proporcionalmente, umas das mais violentas da Bahia. 

Ou seja, quem elaborou a pesquisa deve ter ido buscar os dados nos anuários da década de 70/80/90, quando, de fato, a cidade era tida como a cidade das águas devido ao seu imenso manancial no subsolo de água mineral. 

Paginas