BAHIA @ Cacauicultores na Bahia estão em alerta sobre novo risco - Observador Independente

BAHIA

25 de junio de 2018

BAHIA @ Cacauicultores na Bahia estão em alerta sobre novo risco

Por onde passou, a praga monilíase assolou a produção e provocou a ruína de muitos cacauicultores / Foto : Pedro Moraes/GOVBA





Os cacauicultores na Bahia estão em alerta sobre o risco de uma nova doeança atingir as safras do fruto. Segundo o jornal Correio, desde que um foco da praga chamada de monilíase foi confirmado na Bolívia, os pesquisadores afirmam que é apenas uma questão de tempo até invadir plantações brasileiras.

O fungo causador da doença se propaga com o vento. “A qualquer momento pode ser decretado o Alerta Fitossanitário na Bahia e em outros estados do Brasil. O Acre já decretou”, disse ao jornal, Catarina Cotrim Mattos, coordenadora do Programa de Prevenção à Monilíase do Cacueiro da Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia).

A ameaça é tão concreta que a monilíase foi a primeira praga a ter um plano de contingência traçado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao todo, 112 fiscais da defesa agropecuária estão prontos para atuar em caso de invasão da praga nos estados da Bahia, Pará, Rondônia, Acre e Amazônia.

Por onde passou, a monilíase assolou a produção e provocou a ruína de muitos cacauicultores. No Equador, a produção caiu de 70 mil toneladas para 10 mil.
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Paginas