CAMAÇARI @ Rei da Nigéria visita Camaçari - Observador Independente

BAHIA

viernes, 8 de junio de 2018

CAMAÇARI @ Rei da Nigéria visita Camaçari

A visita à Camaçari faz parte da programação do Ooni Ilé – Ifé na Bahia, que vai de quarta a domingo. Foto: Divulgação



Camaçari receberá o maior representante dos yorubás no mundo, o rei (Ooni) da cidade situada nas fronteiras das florestas equatoriais do estado de Osun, sudoeste da Nigéria (Ilé – Ifé), Adéyeye Ènitaán Ògúnwùsi. 

O encontro, no qual o prefeito Elinaldo Araújo assinará um ato administrativo comprometendo-se com a implantação de novas políticas públicas voltadas aos afrodescendentes no município, acontece nesta sexta-feira (8), às 13h, no Teatro Alberto Martins. 

A visita à Camaçari faz parte da programação do Ooni Ilé – Ifé na Bahia, que vai desta quarta (6) a domingo (10). Neste período, de viagem inédita ao Brasil, que segue até 17 de junho, o representante nigeriano – junto à administração pública nacional – irá declarar nosso estado oficialmente como a capital yorubá das Américas. 

A vinda do Ooni ao Brasil insere-se na proposta de reaproximar e reunir os descendentes diretos de Oduduwa – um ancestral divinizado considerado o primeiro rei de Ilé – Ifé e responsável pela criação do mundo, de acordo com a tradição do povo yorubá. 

O Ooni Ilé – Ifé é um importante líder do povo yorubá e desde que assumiu o trono, em 2015, tem realizado viagens pelo mundo com o propósito de reaproximar os povos afrodescendentes de suas raízes culturais africanas, além de firmar parcerias no sentido de fortalecer e dar visibilidade à diáspora africana.

Vale ressaltar que a comitiva do Ooni Ilé – Ifé é composta por mais de 80 empresários de diversos segmentos das áreas comerciais e culturais, como também intelectuais e autoridades religiosas.

Paginas