JUAZEIRO EM DESTAQUE @ ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL REALIZAM I MOSTRA CULTURAL EM HOMENAGEM À CAATINGA - Observador Independente

Brasil

jueves, 14 de junio de 2018

JUAZEIRO EM DESTAQUE @ ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL REALIZAM I MOSTRA CULTURAL EM HOMENAGEM À CAATINGA

Crédito da foto: Emanuelle Lustosa/SEDUC



Com o tema ‘Chuva de Amor na Caatinga’, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nélia de Souza Costa realizaram terça-feira (12), a I Mostra Cultural em homenagem à Caatinga, no bairro João Paulo II.

De acordo com a gestora da EMEI Lilian Leal, o objetivo do projeto é ensinar para as crianças de 1 a 5 anos as belezas da fauna e flora da caatinga. 
Nós moramos na caatinga e os alunos precisam desde cedo conhecer e aprender a preservar e amar o meio ambiente em que vivem. Desde fevereiro começamos a trabalhar com eles os animais e as plantas da região, que resultou na produção de um livro produzido por cada turma. E hoje estamos expondo todo o material que as crianças produziram em sala de aula, 
explicou a gestora.

O projeto contou com a parceria do IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, que no início do ano letivo realizou uma formação com todos os funcionários da escola sobre a proposta da educação contextualizada e a convivência com o semiárido. 

O Educador Social do IRPAA Felipe Silva ficou encantando com os resultados do projeto. “Quero parabenizar o trabalho desenvolvido pelos professores e toda equipe da EMEI. A gente fica feliz por presenciar hoje que o fruto desse trabalho em parceria está dando bons resultados, a produção dos alunos foi excelente e a aprendizagem também. O nosso objetivo é ampliar para outras escolas”, ressaltou.

A coordenadora pedagógica, Eliziane Santos contou que os alunos tiveram muita curiosidade durante o projeto, principalmente com os animais da caatinga. “No momento em que trabalhamos as abelhas, por exemplo, eles viram de perto o inseto no jardim da escola, aprenderam como elas produzem o mel, qual o papel da abelha na preservação das plantas nativas, além dos animais que muitos não conheciam, como o tatu bola. Nosso foco foi mostrar às crianças a importância de preservar o meio ambiente”, ressaltou.

Além da exposição dos materiais produzidos em sala de aula, os alunos fizeram apresentações de dança que retratavam a Caatinga. “Eu adorei conhecer o mundo das abelhas, elas são muito espertas, vivem juntinhas, produzem o mel gostoso que serve para a gente comer e ainda curar doenças”, contou a aluna Ana Clara, de 4 anos, que apresentou a dança das abelhas e flores.

A mãe Carla Daniela disse que seu filho tem se desenvolvido muito depois que passou a estudar na EMEI. “Guilherme a cada ano fica mais esperto e inteligente, e isso é fruto das professoras e da equipe que sabem ensinar e cuidar bem dos nossos filhos. Foi lindo o evento, eles apreenderam muito sobre a nossa Caatinga. Parabéns à escola que sempre faz coisas novas e bonitas para os nossos filhos e o pais também”, evidenciou a mãe do aluno Guilherme, de 5 anos.

Os alunos da Escola Mazarello Cavalcanti e a assessora de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim também participaram do evento.

Emanuelle Lustosa/SEDUC