JUAZEIRO @ SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA 800 ATENDIMENTOS NO DIA D DE COMBATE À SÍFILIS - Observador Independente

BAHIA

sábado, 9 de junio de 2018

JUAZEIRO @ SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA 800 ATENDIMENTOS NO DIA D DE COMBATE À SÍFILIS

Crédito da foto: Débora Sousa/PMJ



Através de solicitação da Secretaria da Saúde da Bahia, aconteceu quinta-feira (07), o Dia D de Combate à Sífilis realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Hospital Materno Infantil (HMI) de Juazeiro. O evento realizado pela Secretaria da Saúde de Juazeiro teve como objetivo informar, alertar e diagnosticar a população sobre os possíveis doenças e suas consequências.

Em Juazeiro os testes rápidos podem ser feitos no Centro de Informações de IST/ HIV/ AIDS localizado no Centro de Saúde 3 no Bairro Angari. A Sífilis é caracterizada como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que acontece através de relações sexuais sem preservativo e também pode ser passada de mãe para filho durante a gestação, a chamada Sífilis Congênita.

A dona de casa Luzia de Lima conta que nunca tinha participado de um evento como esse. “É maravilhoso, porque muitas vezes na correria do dia a dia não temos tempo para se cuidar, e nesses eventos a gente acaba descobrindo com mais rapidez como está a nossa saúde”, ressaltou.

O mototaxista Ilpimar Almeida dos Santos, conta que estava passando em frente ao HMI e resolveu parar para fazer o teste. “É essencial a gente saber como está a nossa saúde, são muitas coisas que passamos na vida e vim aqui, fazer o teste e descobrir que está tudo bem é maravilhoso”, concluiu.

Durante todo o dia as pessoas realizaram os testes rápidos de sífilis, sífilis congênita, Hepatite B e C, HIV, aferição de pressão e teste de glicemia. As unidades de saúde do município totalizaram 800 atendimentos e realizações de testes, sendo que deste quantitativo 18 foram reagentes para sífilis, um para hepatite B e três para hepatite C.

De acordo com a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro o tratamento tem início imediatamente. “Todos os casos detectados foram encaminhados às unidades para o tratamento que acontece com a aplicação de benzetacil. Com os exames realizados, além de detectarmos as Infecções Sexualmentes Transmissíveis (IST's) podemos também na mulher gestante proporcionar para o bebê uma qualidade de vida melhor sem o risco desta infecção. Lembramos mais uma vez que essa quinta-feira foi um dia D de busca intensificada, mas toda a população pode buscar uma unidade de saúde do município e solicitar o exame sempre que sentir necessidade”, explicou Fabíola Ribeiro.


Débora Sousa/PMJ

Paginas