SALVADOR @ Com curadoria do fotógrafo João Machado, exposição 'Caminhos do Sertão' entra em cartaz e terá visitação gratuita - Observador Independente

BAHIA

19 de julio de 2018

SALVADOR @ Com curadoria do fotógrafo João Machado, exposição 'Caminhos do Sertão' entra em cartaz e terá visitação gratuita

Exposição terá visitação gratuita a partir do dia 27 de julho (Foto: Alisson Luz/Divulgação)





Mostra é composta por cenas do cotidiano sertanejo foram registradas em 18 imagens; abertura para o público começa a partir do dia 27 de julho [sexta-feira].

Com curadoria do fotógrafo João Machado, a exposição "Caminhos do Sertão" chega à galeria Cláudio Colavolpe Photo Art, na Avenida Paulo VI, em Salvador, no próximo dia 27 de julho [sexta-feira]. A visitação será gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h. A vernissage, exclusiva para convidados, acontecerá no dia 26 de julho [quinta], às 19h.

A mostra tem cenas do cotidiano sertanejo registradas nas 18 imagens que compõem a exposição. Seis fotógrafos aceitaram o desafio de retratar o Sertão: Alisson Luz, David Rios, Jorge Spínola, Marcelo Pinna, Marta Suzi e Vânia Viana.

O resultado é fruto de uma imersão fotográfica, sob o direcionamento de João Machado, que compartilhou aprendizados, em vivências teóricas e práticas, na zona rural da região de Alagoinhas e entorno. A imersão e exposição Caminhos do Sertão conta com o apoio da galeria Cláudio Colavolpe Photo Art.
Mostra tem curadoria do fotógrafo João Machado (Foto: Marta Suzi/Divulgação)


Curadoria

João Machado nasceu em Xique-­Xique, na Bahia, no ano de 1969. Deixou a terra natal aos 19 anos em busca de trabalho na cidade de São Paulo. Trabalhou na construção civil, como ajudante de pedreiro, quando comprou a primeira câmera fotográfica de um colega de trabalho. Buscou conhecimento em revistas especializadas e começou a fotografar em 1993.

A curiosidade, determinação e persistência o transformaram no fotógrafo João Machado. Autodidata, teve como referência trabalhos publicados na extinta Revista Iris Foto. Em 1997, João realizou o primeiro ensaio, intitulado “Olaria”, em Guarulhos, São Paulo, e, a partir de então, concentrou sua produção no sertão baiano, nas suas origens.

Em 2002, encorajado pelas experiências de fé vividas na infância e pelas histórias contadas pelo pai, João partiu para Bom Jesus da Lapa (BA) e, desde então, fotografa anualmente os romeiros em Bom Jesus da Lapa, entre outras manifestações de fé. João não conheceu a cidade quando o pai era peregrino, mas busca todos os anos, no mês de agosto, a foto que não fez: o pai romeiro.

Em 2015, apresentou parte do seu trabalho numa exposição individual na Galeria Nikon e no ano anterior, participou da Mostra Futebol BR, ambos em São Paulo. Hoje, um dos grandes nomes da fotografia documental e autoral, João tem trabalhos publicados em veículos nacionais e no exterior.

Serviço

Exposição Caminhos do Sertão
Abertura: 26 de julho, às 19h (para convidados)
Visitação: 27 de julho a 24 de agosto de 2018. De segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30 e aos sábados, das 09h às 13h
Local: Galeria Cláudio Colavolpe Photo Art
Endereço: Avenida Paulo VI, 796, Pituba, Salvador-BA
Telefone: 3452-1966
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Paginas