SALVADOR ūüďĮ Afro Fashion Day ✅ Museu Du Ritmo sedia desfile 2018 - Observador Independente

SALVADOR ūüďĮ Afro Fashion Day ✅ Museu Du Ritmo sedia desfile 2018

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Afro Fashion Day / Crédito da foto Thiago Borba / Divulgação




Na passarela mais negra do país, 63 modelos e 48 marcas baianas.


Em ato de reconhecimento cultural e celebra√ß√£o ao M√™s da Consci√™ncia Negra, o Afro Fashion Day (AFD) chega √† sua 4¬™ edi√ß√£o no pr√≥ximo s√°bado, 24, a partir das 18h, no Museu du Ritmo – Com√©rcio.

Para esse ano, o AFD re√ļne na passarela um time de 63 modelos e convidados negros e 48 marcas locais, dando visibilidade para a criatividade, beleza e diversidade do povo baiano.

Com p√ļblico estimado de at√© 3 mil pessoas, as inscri√ß√Ķes gratuitas para viver de perto esse evento - considerado a maior iniciativa de moda afro do pa√≠s, podem ser feitas atrav√©s do link bit.ly/AfroFashionDay2018. Com capacidade sujeita √† lota√ß√£o, a entrada ocorrer√° mediante doa√ß√£o de 1 kg de alimento n√£o-perec√≠vel.

Realizado pelo jornal Correio, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Salvador Shopping, Sebrae, Vizzano e Museu Du Ritmo, oAfro Fashion Day 2018 ter√° como tema Identidade e Cores“N√£o d√° para pensar moda afro sem pensar colorido. Por isso, desenvolvemos um desfile que ser√° uma verdadeira explos√£o de cores”, conta o produtor de moda Fagner Bispo, curador do projeto.

Unindo os olhares do VJ Gabiru, do DJ Telefunksoul e de Fagner Bispo, a passarela 2018 promete um show fashion, com beleza assinada pelo maquiadorDino Neto e sua equipe formada por M√°rio Moraes, Luiz Santana, Rom√°rio Arag√£o, Deivson Esquivel, Marcos Junquilho, Alberto Alves, Vinicius Teles, Rose Brito, Val√©rio Santos, Graziela e Michele Silva.

Sob os holofotes, 63 looks apresentam 48 marcas baianas para o grande p√ļblico. S√£o elas: Adriana Meira; Al√°dio Marques; Abanto; Ateli√™ 2; Ateli√™ Casa Linda; Black Atitude; Boutique Negral√°; By Aninha Acess√≥rios; Candida Specht; Carol Barreto; Closet Clothing; Com Amor, Dora; Costa Ribeiro; Crioula; Cynd Biqu√≠nis; Erika Rigaud; Euzaria; Fagner Bispo; Goya Lopes; Incid; Ismael Soudam; Jeferson Ribeiro; Jo√£o Damapej√ļ; Jorge Nascimento; T Camisetaria; Katuka Africanidades; Kelba Varj√£o Deluxe; La Abuela; L√ļ Samarato; Madame Nalwango; Maria Coruja Ateli√™; Meninos Rei; M√īnica Anjos; NBlack; Negrif; Sungas Oliver; Orig; Outerelas; Porto de Biqu√≠ni; Preta Brasil; Rey Vilas Boas; Silverino; Sonbrille; Sou Diva - t√°bompravoc√™?; Soul Dila; Tempt; Turbanque e Zi√™.
Afro Fashion Day / Crédito da foto Thiago Borba / Divulgação

Com um casting formado por 12 ag√™ncias da cidade – Bi Produ√ß√Ķes, Lea Matos, Mega Model Bahia, Merci Models, Model Club Agency, One Models, PJT Models, Ra√≠ Silva Assessoria de Modelo, Suellen Massena, The Agent, Vivaldo Marques e Xtreme, e pelos seis jovens escolhidos nas seletivas de bairro – Leideane Oliveira, Jule Santos, Vit√≥ria Carmo, Jonas Bueno, Alan Mendes e √ćcaro Silva, o Afro Fashion Day traz tamb√©m como convidados o cantor e compositor Majur, o vencedor das seletivas 2017 Ivan Lima e o modelo senegal√™s Abou Osmane.

Nos p√©s dos modelos, o desfile traz como cal√ßados as marcas Vizzano - para elas, e Melissa - para eles. “Esse evento vai muito al√©m da moda. √Č um manifesto da beleza e da identidade baiana, ressaltadas pela for√ßa da comunica√ß√£o do Correio e todo o grupo Rede Bahia, al√©m da mobiliza√ß√£o social em prol de uma causa nobre. √Č uma oportunidade para empreendedores e marcas locais mostrarem seu conte√ļdo. √Č uma vitrine da for√ßa da Bahia”, destaca F√°bio G√≥is, Gerente de Marketing, Projetos e M√≠dias Digitais do jornal Correio. 


EVENTO PREMIADO

Em sua primeira edição, em 2015, o Afro Fashion Day ganhou reconhecimento internacional: o projeto ficou em segundo lugar na premiação da Associação Internacional de Mídias Noticiosas (Inma), na categoria melhor uso de um evento para construção de uma marca noticiosa, concorrendo com um veículo dos Estados Unidos e outro da Austrália.


CAMPANHA

Os contrastes de oito cores (vermelho, azul, amarelo, laranja, verde, rosa, roxo e branco) com os casar√Ķes da Salvador antiga d√£o o tom da campanha do Afro Fashion Day 2018“N√£o d√° para pensar moda afro sem pensar cor. Da√≠ o tema do evento deste ano ser Cores. Na grava√ß√£o, quando a roupa n√£o era colorida, os acess√≥rios faziam esse papel, contrastando com a arquitetura do centro da cidade”, conta Fagner Bispo.

As pe√ßas usadas foram das marcas AlgaszarraJeferson RibeiroNegrifSou Diva - t√°bompravoc√™?, as tr√™s √ļltimas fazem parte das 47 marcas selecionadas para compor os 63 looks do desfile do dia 24. Quem assiste aos 59 segundos de v√≠deo (bit.ly/campanhaAFD2018) possivelmente n√£o imagina todo o trabalho que deu: foram dez horas de grava√ß√£o em dois dias de produ√ß√£o com cerca de vinte pessoas envolvidas.

A equipe foi formada pelo departamento de Marketing do CORREIO com produ√ß√£o de moda de Fagner Bispo, trilha sonora do DJ Telefunksoul e beleza domaquiador Dino Neto, que produziram os convidados Monalisa Brand√£o, Ubiratan Santos, Huanna Maria e Daniel Reis. A campanha foi fotografada porThiago Borba e filmada pela Calif√≥rnia Media House.
Afro Fashion Day / Crédito da foto Thiago Borba / Divulgação

“Escolhemos pessoas retintas porque precisamos ter esse compromisso”, reflete Borba. Para ele, √© importante abordar a discuss√£o de colorismo, conceito usado para chamar aten√ß√£o do aumento da discrimina√ß√£o ligado a uma maior quantidade de melanina na pele e caracter√≠sticas como nariz largo l√°bios grossos e cabelos mais crespos. “√Č importante dar esse protagonismo a quem carrega todos esses signos”, complementa o idealizador do projeto Black is Beautiful, que possui t√©cnicas fotogr√°ficas espec√≠ficas para clicar negros.

Borba revela ainda que os modelos foram todos convidados por ele. “Dentro da minha pesquisa, coleciono personagens e pessoas que ficam ‘numa gaveta’ √† espera de uma oportunidade. Quando foi dado o briefing do tema, pensei nesses quatro. Todos carregam ancestralidade no olhar, sorriso e presen√ßa”.

A maquiagem dos modelos ficou por conta de Dino Neto, maquiador da TV Bahia h√° mais de nove anos. “N√£o pintamos muito os olhos. Usamos mais delineador e r√≠mel. Foi olho livre, pouco blush e boca marcante, com vermelho, azul e pink. Por exemplo, teve uma menina toda de vermelho com a boca azul. Usamos o contraponto da cor”, revela.

O maquiador oficial do Afro Fashion Day desde 2015 conta ainda que os modelos usaram √≥leo na pele para dar brilho e valorizar mais os registros fotogr√°ficos. Ele √© conhecido tamb√©m pelo seu trabalho como drag queen. “Sfat Auerman sai do trivial. Cospe fogo, se pendura de cabe√ßa para baixo e sai do convencional at√© para transformistas”, revela Dino que integrou a equipe da Cast Model durante 11 anos e foi um dos preparadores da baiana e top internacional Adriana Lima.

Para Daniel Reis, 18, √ļnico da campanha que vai desfilar na passarela, agenciado pela One Models Bahia e auxiliar de gesseiro (pessoa que instala gesso), o trabalho foi importante para conhecer mais da √°rea de produ√ß√£o de v√≠deo. “Foi uma surpresa muito boa porque fui chamado para o casting da passarela do Afro pela primeira vez e tamb√©m para gravar o VT. Fiquei me sentindo o cara com as cores e com o pente no cabelo”. O modelo n√£o-agenciado Ubiratan Jesus dos Santos, 26, tamb√©m curtiu participar da campanha. “Experi√™ncia muito produtiva. Negro √© vida e as cores d√£o vida. Uma combina√ß√£o magn√≠fica. Eu me divirto usando cores no dia a dia”, conta o morador de Itapu√£.

As duas mo√ßas s√£o Monalisa Brand√£o, 22, e Huanna Maria, 17. A primeira √© estudante de psicologia. A segunda √© bailarina e comparou a participa√ß√£o na campanha a uma vit√≥ria. “Uma conquista atingida para a miss√£o que me foi dada, de fazer parte da corrente de inclus√£o do povo negro em todos os lugares de destaque poss√≠veis”. A jovem se expressa por poemas e rap. “Sempre tive liga√ß√Ķes com o movimento hip hop. H√° 5 anos decidi escrever e fazer alguns feats musicais com amigos”, conta.


CRIADORES 2018

Abanto
A marca em 2011, quando o design Alex Milanny come√ßou a produzir as pr√≥prias roupas. Com indica√ß√Ķes de amigos, a coisa foi ganhando corpo e em 2013 o nome Abanto foi criado. As pe√ßas podem ser encontradas na loja do Instituto ACM, no Pelourinho, na AfroBox, em S√£o Paulo, ou pelas redes sociais, no Instagram @abanto.oficial ou Facebook: abanto.

Adriana Meira Atelier
Adriana Meira √© baiana, nascida na cidade de Brumado e vive em S√£o Paulo h√° 9 anos, onde mant√©m os valores do sert√£o impressos com apliques e bordados na sua marca hom√īnima. Sua est√©tica √© colorida, artesanal e cheia de texturas, tudo a cara do Brasil. Instagram: @adrianameiraatelier

Ateliê 2
O Ateli√™ 2 nasceu em 2013, com Suzette Imbiriba, por conta do desejo pessoal de fazer acess√≥rios criativos, inovadores, que unissem beleza e qualidade. Foi desse ideal que surgiram as primeiras pulseiras de couro - mat√©ria prima escolhida para ser a ess√™ncia da marca. As pe√ßas s√£o totalmente feitas atrav√©s de processo artesanal. Al√©m disso, os modelos possuem um n√ļmero reduzido de pe√ßas, garantindo certa exclusividade.

Al√°dio Marques
O estilista realizou profundos estudos sobre o rumo que tomaria a sua marca hom√īnima e, com sua vis√£o empreendedora, percebeu novas demandas do mercado consumidor, expandindo horizontes e criando uma nova label bem mais diversificada e feita para atender a um p√ļblico ainda maior. A marca n√£o apenas mudou de nome para A√ČLE, como passa para uma nova fase, com renova√ß√£o de conceitos, vis√£o e valores. A brand que sempre foi s√≠mbolo de modelos exclusivos e autorais, conta agora com novas linhas de produtos para atender a diversos segmentos. Instagram: @aelebrand

Ateliê CasaLinda
Kivia Souza criou o ateliê com o intuito de produzir acessórios como bolsas, carteiras e lancheiras térmicas de forma artesanal com tecidos de algodão, seguindo a preferência de cada cliente. Em 2016, lançou sua primeira coleção de roupas e hoje produz looks sob encomenda. Adepta do slowfashion, sua moda é atemporal, colorida e leve. Especialista em estampas, só produz até três peças por print para garantir a exclusividade aos clientes. Seus produtos são consumidos em todo o Brasil. @ateliecasalinda

Black Atitude
Vander Charles queria que o povo negro e da periferia se reconhecesse nas peças que vestia. Achou a saída para a falta de representação ao criar roupas com estampas de revolucionários negros que fizeram história, como Malcolm X, Nelson Mandela e o rapper Tupac Shakur. Atualmente, a Black Atitude é autoral, urbana, inspirada nos estilosos negros norte-americanos, principalmente do hip-hop. A marca vende pela internet e na loja física, no bairro da Baixa de Quintas. Entre seus clientes estão o cantor Léo Santana e o coreógrafo Zebrinha. Instagram: @blackatitudeoficial

Boutique Negral√°
J√©ssica Santos aprendeu a fazer turbante com a av√≥, dona Ant√īnia, e os usa desde crian√ßa. A ideia de lan√ßar a marca surgiu h√° 3 anos, depois de chamar a aten√ß√£o com o acess√≥rio enquanto trabalhava em um camarote, no Carnaval. Come√ßou fazendo para amigos e em seguida criou uma loja virtual, no Facebook. Para ela, a quest√£o vai al√©m da moda e abarca a representatividade dos ancestrais e a hist√≥ria do povo negro. Instagram: @boutiquenegrala

By Aninha
Surgiu h√° 12 anos, idealizada pela designer Ana Paula Pereira. Vende bijuterias, produtos de papelaria e outros mimos (chaveirinhos, lembrancinhas, etc). A marca j√° lan√ßou cole√ß√Ķes inspiradas nos Contos de Fadas, Bonequinha de luxo e Rock e atualmente ensaia uma produ√ß√£o para as fashionistas mirins. Instagram: @byaninhamimoseacessorios

Candida Specht
A marca de acessórios Рbolsas, mochilas, calçados, etc. Рfoi criada por Candida Specht em 2002. Suas peças têm estilo cool, antenado com as novidades, e ao mesmo tempo livre para misturar o handmade com o clássico. Instagram: @candidaspecht

Carol Barreto
Designer de moda e pesquisadora baiana, Carol Barreto foi a primeira brasileira a desfilar na Black Fashion Week de Paris. Em suas cria√ß√Ķes, busca elaborar processos criativos e produtivos respeit√°veis e horizontais para constru√ß√£o de produtos e imagens de moda a partir de reflex√Ķes sobre as rela√ß√Ķes √©tnico-raciais e de g√™nero, corroborando com as propostas do slow fashion e moda √©tica. Instagram: @carolbarretocob

Closet Clothing
Depois de experi√™ncias com vendas independentes e uma loja multimarcas, Paulo Barbosa come√ßou a criar t-shirts exclusivas e se encontrou ao desenvolver pe√ßas de moda praia, que tamb√©m exporta para os Estados Unidos. Entre suas cria√ß√Ķes, est√£o biqu√≠nis, bodies, sungas, cal√ßas, vestidos e camisas com estamparia pr√≥pria. Instagram: @conceitocloset

Com amor, Dora
Criada por Isadora Alves, a marca atua no mercado desde 2012 desenvolvendo acessórios, roupas e bolsas. O conceito é a potencialização e valoração justa do trabalho feito à mão. Dora também é uma das criadoras da loja colaborativa Guapa. Instagram: @comamordora

Costa Ribeiro
Criadores da marca Costa Ribeiro, de 1999, os estilistas R√≥dnei da Costa e Olivan Ribeiro utilizam t√©cnicas e materiais artesanais na confec√ß√£o de roupas e acess√≥rios fazendo com que a tem√°tica afro-brasileira esteja inserida nestes produtos, a fim de valorizar e fomentar a autoestima da comunidade afrodescendente. As t√©cnicas utilizadas v√£o desde o macram√™, o patchwork, crochet pintura em tecido, cer√Ęmica e papel marchet. Os criativos atendem com hora marcada: 9191-2694 (R√≥dnei) e 8893-8239 (Olivan).

Crioula
Fundada em 2003 pelo designer Alex Bispo, trabalha os elementos da diversidade do povo nordestino e afro-brasileiro através da sua cultura, linguagem, vocabulário e história. Instagram: @crioulastore

Cynd Biquínis
A marca foi criada pela dan√ßarina e modelo Cynthia Paix√£o de Jesus, que traz na bagagem os t√≠tulos de rainha do Bloco Afro Mal√© Debal√™ (2012) e Deusa do √Čbano do Il√™ Aiy√™ (2014). Com a Cynd Biqu√≠nis, por meio de pe√ßas que valorizem as formas reais da mulher, a grife busca realizar sonhos e transformar mulheres simples em divas, resgatando sua autoestima e valores. As pe√ßas s√£o feitas sob encomenda, atendendo principalmente o p√ļblico plus size. Instagram: @cyndbiquinisplus - Whats 71 98884 0133

Euzaria
No final de 2014, um grupo de amigos se reuniu com a inten√ß√£o de criar uma empresa humanizada e transmitir valores de pertencimento entre as pessoas. Da√≠ nasceu o movimento Euzaria, que propaga o consumo consciente. A marca disp√Ķe de um mix de produtos que vai desde camisetas a quadros. Cada pe√ßa vendida gera um dia de aula para um jovem do Instituto Alian√ßa. Instagram: @euzaria_

Erika Rigaud Turbantes
A baiana de acarajé Erika Rigaud começou a trabalhar com turbantes para complementar a renda. Ela representa a terceira geração de baianas na família e traz essa expertise para a praticidade dos turbantes aramados. No início, vendia para amigos e colegas de profissão e viu o negócio crescer depois de participar de feiras na cidade.

Goya Lopes
Em 1996, iniciou um projeto de design para moda e decoração que foi a base da criação da marca com referência no afro-brasileiro. Os produtos são de moda e decoração e vão de vestidos, caftans, camisetas, batas, calças, acessórios, cangas, aventais a toalhas e jogo americano para uso doméstico. Instagram: @goyalopesdesignbrasileiro

inCID
Sem encontrar no mercado peças que o interessassem, Cid Brito começou a customizar roupas para usar. Os amigos começaram a pedir, até que ele passou a confeccionar camisas descoladas e vender. Depois disso, ele tomou gosto pela criação e iniciou a produção de peças exclusivas. Hoje, o mix de produtos da marca inclui calças, camisas, blazers, bermudas e itens de moda praia. Instagram: @incidbrasil

Ismael Soudam
Um dos principais nomes da moda baiana, Ismael Soudam criou sua marca própria em 2008, na qual desenvolve um estilo de moda balneário com peças versáteis que podem ir além da praia, preservando o conforto com cortes elegantes e sofisticados. Instagram: @ismaelsoudam

Jeferson Ribeiro
Outro grande nome da moda autoral baiana, Jeferson Ribeiro tem sua marca pr√≥pria desde 2013. Suas cria√ß√Ķes s√£o pensadas para mulheres elegantes e discretas, tendo a seda como a base para roupas de corte reto e caimento perfeito. Instagram: @jefersonribeirobrand

Jo√£o Damapej√ļ
O estilista Jo√£o Damapej√ļ prop√Ķe um estreito di√°logo est√©tico entre identidades √©tnicas, religiosidade, arte e moda para al√©m da intoler√Ęncia e dos preconceitos edificados ao longo da exist√™ncia dos nossos ancestrais africanos, portanto, sua moda empodera, visibiliza e credencia a forte presen√ßa do negro como alicerce na forma√ß√£o da cultura brasileira. Instagram: @damapeju.art

Jorge Nascimento
Um dos criadores mais geniais da moda brasileira, Jorge Nascimento transforma roupa em arte e √© um mestre na alfaiataria. Suas roupas t√™m modelagem precisa, leveza e eleg√Ęncia que encantam. O estilista j√° criou para diversas marcas, como Vivire e Tempt e vestiu artistas como Saulo Fernandes.

Karol Farias - T Camisetaria
A estilista Karol Farias trabalha com duas linhas de roupas: a slow fashion, que leva seu nome, e a T Camisetaria. A primeira segue tem√°ticas por cole√ß√Ķes, com destaque para quest√Ķes brasileiras e regionais. J√° a T Camisetaria surgiu em 2014, de uma vontade da estilista de desconstruir a camiseta enquanto roupa b√°sica. Seu olhar acrescentou identidade √† pe√ßa, tanto na modelagem, quanto nas estampas de obras de artes famosas e cria√ß√Ķes exclusivas de contempor√Ęneos. Instagram: @tcamisetaria.

Katuka Africanidades
Criada h√° 14 anos pelo soci√≥logo Carlos Danon e pelo designer Renato Carneiro, combina as novas tecnologias t√™xteis e as silhuetas contempor√Ęneas aos elementos cl√°ssicos do vestir africano. Instagram: @katukaafricanidades

Kelba Deluxe
A marca atua com produtos que v√£o desde bijous de luxo de moda, design, casa e galeria de arte e lan√ßa tr√™s cole√ß√Ķes in√©ditas por ano: Primavera, Alto Ver√£o e Outono Inverno. O design √© autoral, exclusivo e as pe√ßas s√£o assinadas por Kelba Varj√£o, designer e arquiteta urbanista. Instagram: @kelbavarjao.

La Abuela
Lançada em 2012 por Tarsila Ferreira, surgiu depois de pesquisas e experiências com o bordado. Mantém como características o estudo das formas geométricas, a influência das culturas latino-americanas e a mistura de cores fortes em acessórios que se destacam pelo uso do ponto cheio. Tarsila é uma das criadoras da loja colaborativa Guapa, na qual dá espaço para outros criadores baianos. Instagram: @casadaabuela.

L√ļ Samarato
O estilista e artista visual √ćcaro Samarato tem um curr√≠culo extenso que inclui trabalhos n√£o s√≥ com moda, mas tamb√©m em consultoria de imagem e no teatro. O criativo pensa o conceito e constr√≥i as pe√ßas √ļnicas, que passam longe de tend√™ncias e trazem um estilo pr√≥prio. Instagram: @Lu_samarato

Madame Nalwango
A Madame Nalwango chega √† Bahia pelas m√£os da CEO baiana Jamile Musafiri. Atualmente, ela reside na Rep√ļblica Democr√°tica do Congo (RDC), onde √© casada com um congol√™s. A empres√°ria conta que foi depois dessa uni√£o que passou a prestar mais aten√ß√£o nos tecidos africanos e na cultura local. A marca chega para desmistificar que as coisas que v√™m da √Āfrica devem ser consumidas apenas por pessoas de religi√£o de matriz africana ou por pessoas que s√£o negras. A ideia √© fazer com que pessoas com diferentes estilos e gostos aprendam mais sobre o continente africano enquanto escolhem seus quadros, joias e looks. No site www.madamenalwango.com as pessoas encontram joias, roupas e esculturas de alto padr√£o. Os artigos tamb√©m podem ser vistos no Instagram, no perfil @nalwangomadame.

Maria Coruja Ateliê
A designer de moda Rebeca Matos come√ßou ainda na adolesc√™ncia a produzir as pr√≥prias bolsas. Na √©poca, ela usava tecidos de amostra da ind√ļstria de estofados (material usado at√© hoje) que tinha em casa e barbante. Al√©m das bolsas, a marca produz mochilas, malas, acess√≥rios e produtos personalizados. Os pedidos podem ser feitos pelas redes sociais, no endere√ßo do Instagram e Facebook:  @mariacorujaatelie

Meninos Rei
Assinada pelos irm√£os J√ļnior Rocha e C√©u Rocha, designers e produtores de moda, a marca Meninos Rei surgiu com o objetivo de atender a um p√ļblico exigente e sedento por novidades no estilo de vestir. As estampas l√ļdicas, despojadas, divertidas e exclusivas com acabamento primoroso s√£o propostas dessa dupla e o destaque da marca. Instagram: @meninosrei

M√īnica Anjos
Sin√īnimo de feminilidade, customiza√ß√£o, patchwork, textura, movimento, leveza, amplo, sensual. M√īnica cria cole√ß√Ķes sempre voltadas para atender o mercado de moda atemporal. Ela √© especialista em alfaiataria feminina e veste a mulher que busca eleg√Ęncia e modelagem. Instagram: @lojamonicaanjos

NBlack
Marca unissex de roupas e acess√≥rios criada por Najara Black em 2005. Sua proposta √© elevar a autoestima, empoderar e dar sentido de pertencimento a seu p√ļblico. Sua criadora se tornou ao longo dos anos uma das principais vozes femininas do afroempreendedorismo baiano, promovendo eventos e a√ß√Ķes na cidade. Instagram: @nblack_21.

Negrif
Idealizada em 2001 por Madalena Bispo, tem como proposta usar a moda como referência de identidade e reconhecimento cultural, propondo um vestuário a partir de tendências afrodescendentes e formas atualizadas do vestir brasileiro. Instagram: @madanegrif

OIiver
A Oliver nasceu do desejo do empres√°rio e profissional de Marketing Leonardo Oliveira de propor ao consumidor de beachwear um conceito diferente do habitual para o traje de banho masculino. Aplica√ß√Ķes de tule, spikes e at√© um z√≠per funcional surgem em pe√ßas com modelagem que acentuam a silhueta singular do brasileiro em mat√©rias primas diferenciadas, tendo varia√ß√Ķes ao estilo neoprene como destaque. Um dos destaques da marca √© a sunga Canto ao Pescador, que personifica a poesia do cl√°ssico do carnaval, em meio a trama tran√ßada artesanalmente arrematada com aplica√ß√£o de berloques folheados em ouro resistente √† √°gua. Site: www.sungasoliver.com. Instagram: @sungasoliver

Orig
Fundada por Wilson Sim√Ķes com o objetivo de ser uma skate shop, a ORIG surgiu no final do ano de 2013 como uma ferramenta de suporte ao skate local. Com o passar dos anos, essa atua√ß√£o se expandiu e a marca se tornou a primeira de skate & streetwear da Bahia. A ORIG procura se desvincular de r√≥tulos impostos pela sociedade moderna, traduzindo o respeito e carinho pelo Nordeste em todos os produtos. Instagram: @origskateco

Outerelas
Peças exclusivas em tecidos e bijuterias como bolsas, carteiras, colares, brincos, anéis e braceletes fazem parte do portfólio. São itens exclusivos, todos feitos à mão, produzidas por Celina, Paula e Bárbara Outerelo. Instagram: @outerelas.

Porto de Biquíni
Criada em 2010 pela estilista Ta√≠s Alves, tem como objetivo trazer pe√ßas ergon√īmicas que ressaltam a est√©tica de cada pessoa. O resultado s√£o biqu√≠nis com ajustes e encaixes que facilitam os movimentos e se adequam aos diferentes bi√≥tipos da mulher brasileira. Instagram: @portodebiquini.

Preta Brasil
A desenhista industrial Luana Bonfim começou a fazer colares para usar e em seguida comercializar entre os colegas no Polo Petroquímico de Camaçari. Depois de criar a marca formalmente, assumiu-se como artesã. Todas as suas peças têm inspiração africana e indígena, trazendo para o dia a dia o esse resgate dessas culturas. Utiliza principalmente madeira e especiarias. Além das bijus, a marca também produz roupas. Instagram: @preta.brasil.

Rey Vilas Boas
Rey Vilas Boas aprendeu a costurar com a av√≥ e garante que n√£o faz roupas comerciais, prefere pe√ßas que tenham rela√ß√£o com a arte. Suas cria√ß√Ķes tem a excel√™ncia do corte e do acabamento dos estilistas e a transgress√£o dos artistas Instagram: @rey.vilasboas.

Silverino
Silverino Oju √© multiartista, com forma√ß√£o em artes pl√°sticas pela UFBA (2001). A moda √© uma das linguagens do seu trabalho. Atualmente, ele est√° com a Cole√ß√£o Festa Preta, que √© inspirada em trajes black-tie, com rigor da alfaiataria artesanal. A proposta une √Āfrica e Europa, pesquisa e criatividade, contra a mecaniza√ß√£o da ind√ļstria da moda. Os seus trabalhos podem ser conferidos no Instagram, no perfil @silverino_oju.

Sonbrille
Katiane Pereira tinha uma loja de √≥culos de marcas e com o passar do tempo sentiu a necessidade de inovar, criando pe√ßas √ļnicas. Por isso, a empres√°ria partiu para a produ√ß√£o pr√≥pria, com linhas atemporais em acetato, madeira e tecido, al√©m de acess√≥rios que viraram hit mundial, como as cordinhas e correntes para √≥culos. Instagram: @sonbrille.

Sou Diva, tabompravocê?
Em um projeto da faculdade de design de moda em que desenvolveu uma coleção de roupas femininas, Mário Farias sentiu a necessidade de ter acessórios que ornassem com sua proposta. Ao concluir o curso, ele abriu um ateliê na Barra e passou a produzir as bijuterias e tecidos com estampas próprias, os dois pontos centrais da marca. Instagram: @tabompravoce.

Soul Dila
A Soul Dila nasceu em 2008, levando consigo o sonho de três jovens que queriam não só empreender, mas fazer uma marca que, além de roupas bacanas e descoladas, pudesse agregar valor, levar positividade às pessoas e mostrar a Bahia mundo afora. O nome significa Alma Leve e tem como proposta ser mais do que uma marca de roupas. Instagram: @ souldila.

Tempt
A Tempt come√ßou como uma multimarca at√© que o empres√°rio Gustavo Moraes decidiu investir na produ√ß√£o pr√≥pria, destacando a baianidade e os nordestinos em suas cole√ß√Ķes. Atualmente, seu mix de produtos conta com t-shirt, regatas, cal√ßas, sapatos, bon√©s e carteiras. Instagram: @temptoriginal

Turbanque
As s√≥cias Ronilda Gomes e B√°rbara Rocha usaram a pr√°tica com os turbantes tradicionais para criar uma modelagem exclusiva que j√° vem pronta para uso. √Č s√≥ colocar na cabe√ßa, ajustar e prender um bot√£o. O produto pode ser adaptado para uso por profissionais em receptivo e restaurantes. Instagram: @turbanques.

Ziê
√Č de pochete, de mochila ou de minibag? Vinicius Carmezim √© a mente criativa por tr√°s da Zi√™, que surgiu em 2015 e j√° virou queridinha do p√ļblico baiano que gosta de um acess√≥rio com identidade. As pe√ßas desenvolvidas pelo criativo e sua m√£e s√£o praticamente exclusivas, j√° que o cliente pode escolher as estampas e os compartimentos das pe√ßas. Instagram: mochilas.zie

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