BAHIA @ Número de novos integrantes do Mais Médicos em atividade na Bahia dobra e chega a 594 - Observador Independente

BAHIA @ Número de novos integrantes do Mais Médicos em atividade na Bahia dobra e chega a 594

Compartilhar
Crédito da imagem :: Folha Dirigida / Reprodução   




Prazo para entrega de documentação foi prorrogado para a terça-feira (18). Até a tarde da sexta (14), 136 ainda não não tinham se apresentado nas unidades de saúde onde devem trabalhar.


O número de novos integrantes do programa Mais Médicos em atividade na Bahia dobrou desde o último balanço parcial divulgadoS chegou a 594, segundo informações passadas ao G1, nesta segunda-feira (17), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Os dados foram contabilizados até as 17h da sexta-feira (14). O prazo para a entrega de documentação foi prorrogado pelo Ministério da Saúde e vai até a terça (18).

Na Bahia, foram ofertadas 853 vagas. De acordo com os dados divulgados nesta segunda pela Sesab, até a última sexta, 717 médicos já tinham se apresentado nas unidades de saúde onde se inscreveram para trabalhar. Contudo, 76 desistiram das vagas, 3 serão remanejados para outras unidades e 44 ainda não tinham começado a trabalhar. Além disso, outros 136 médicos ainda estavam com a entrega de documentos pendente.

Em todo o país, segundo o Ministério da Saúde, 2.476 médicos ainda não tinham se apresentado nas unidades de saúde até esta segunda-feira, o que equivale a cerca de 30% do total de inscritos nacionalmente.

Das 8.517 vagas oferecidas no primeiro edital, 106 não foram preenchidas, a maioria em distritos indígenas. As inscrições para o programa foram abertas no dia 20 de novembro, com o objetivo de selecionar brasileiros para substituir os médicos cubanos do programa, após Cuba decidir retirar profissionais do país, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

Formados no exterior

Outros 10.205 profissionais médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição de participação no Mais Médicos. O prazo para envio de documentos no site do programa terminou no domingo (16).

De acordo com um tuíte publicado nesta segunda (17) pelo Planalto, o Ministério deve publicar, na quarta (19), um balanço das vagas disponíveis. A partir do dia 20, os médicos com CRM no Brasil poderão escolher municípios onde querem trabalhar.

Confira abaixo o cronograma da segunda fase:

Até 16/12: Inscrição dos médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior. Com o fim do prazo, foram mais de 10 mil inscritos
Até 18/12: Apresentação dos médicos com CRM brasileiro nos municípios
19/12: Ministério faz balanço das vagas disponíveis, somando as desistências com as que não tiveram procura
De 20/12 a 21/12: Médicos com CRM no Brasil escolhem municípios com vagas disponíveis
De 27/12 a 28/12: Médicos brasileiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis
De 3/1 a 4/1/19: Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis

Mais Médicos

  • Foi criado em julho de 2013 para ampliar o atendimento médico principalmente em regiões mais carentes.
  • Em agosto de 2013, fechado acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para participação de médicos cubanos.
  • Participação de brasileiros formados no Brasil aumentou 38% entre 2016 e 2017, de acordo com o Ministério da Saúde.
  • Programa tem 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
  • Atende cerca de 63 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde
  • Participação de cubanos no programa tinha sido renovada no início deste ano por mais cinco anos.
  • Levantamento do governo divulgado em 2016 apontou que o programa é responsável por 48% das equipes de Atenção Básica em municípios com até 10 mil habitantes.
  • Em 1.100 municípios atendidos pelo programa, o Mais Médicos representava 100% da cobertura de Atenção Básica, de acordo com dados divulgados em 2016

Post Bottom Ad

VivaABahia