SALVADOR @ Cartão postal da capital, Elevador Lacerda ganha homenagem do Google no dia do aniversário - Observador Independente

SALVADOR @ Cartão postal da capital, Elevador Lacerda ganha homenagem do Google no dia do aniversário

Compartilhar
Crédito da foto :: Hotéis Deville / Reprodução   



Equipamento completa 145 anos neste sábado (8). Na data também é celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia.



Um dos cartões postais mais famosos de Salvador, o Elevador Lacerda, ganhou uma homenagem do Google neste sábado (8), quando completa 145 anos. Um desenho do equipamento ilustra a página inicial do site de buscas.

Neste sábado, também é celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. A igreja da santa fica na mesma região do Elevador Lacerda, no bairro do Comércio.

O Elevador Lacerda, um dos principais símbolos da capital baiana, faz aniversário nesta quinta-feira (8). O equipamento começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ficar pronto. O equipamento foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1873.

Inaugurado em 1873, o equipamento ganhou, inicialmente, o nome de Elevador Hidráullico da Conceição da Praia, e ficou conhecido também como Elevador Parafuso. Em 1896, o equipamento foi batizado como Elevador Lacerda, uma homenagem ao engenheiro Augusto Lacerda, que criou o projeto de construção do transporte.

O elevador, como é popularmente chamado pelos baianos, liga a Cidade baixa a parte alta da capital baiana, e transporta centenas de pessoas nas quatro cabines. O equipamento foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 7 de dezembro de 2006.

Da parte de cima do elevador, localizada na Praça Municipal da cidade, pode-se apreciar uma das vistas mais famosas de Salvador, a da Baía de Todos-os-Santos.

O equipamento é gerenciado Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e tem duas torres que somam 72 metros: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa.

As viagens são feitas em aproximadamente 22 segundos. As passagens custam R$ 0,15. De acordo com dados da Semob, mais de 900 mil passageiros utilizam o tranporte por mês, o que dá uma média de 28 mil pessoas por dia. O elevador funciona das 6h às 22h.

Post Bottom Ad

VivaABahia