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22 de dezembro de 2018

SALVADOR @ Defesa Civil manterá agentes de prontidão durante o Festival Virada Salvador 2019

Crédito da foto :: Divulgação / Secom PMSalvador     




O órgão manterá uma unidade móvel na parte externa do local para observação de possíveis ocorrências durante os festejos


A Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai atuar em esquema de plantão 24 horas durante a realização do Festival Virada Salvador 2019, entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio. O órgão manterá uma unidade móvel na parte externa do local para observação de possíveis ocorrências durante os festejos. 

Além disso, a autarquia manterá um posto de atendimento na área de serviços da festa. "Os agentes estão aptos para atendimento a qualquer situação que envolva risco ao cidadão. Na edição passada, por exemplo, algumas pessoas denunciaram a presença de lanches vendidos em espetos de madeira. Notificamos o portador e avisamos à Semop, que é o órgão responsável por esta demanda", conta Sosthenes Macedo, diretor da Codesal.

O trabalho da Codesal se divide em três partes. Antes da festa, é feita uma análise de cenário, executada por meio de visitas técnicas ao local onde será montada a estrutura, para identificar e catalogar possíveis problemas que, posteriormente, serão encaminhados à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e à Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsáveis pela realização.

São realizados monitoramentos para garantir o pleno funcionamento da festa e, ao fim dos festejos, uma nova varredura da estrutura, além do seu desmonte e uma análise para apurar possíveis falhas no processo de desmembramento do palco e demais edificações provisórias.

Contato - Além dos telefones gratuitos 199 e 156, o público poderá acionar a Defesa Civil diretamente no posto montado na área de serviços da festa, que terá funcionamento 24 horas, com técnicos aptos a atender às mais variadas ocorrências em tempo real. Os demais moradores da cidade seguem com as opções telefônicas e o atendimento ininterrupto do órgão.

No ano passado, a Codesal também teve a participação de 15 agentes em cada um dos cinco dias de festa. Foram registradas 41 ocorrências e, além disso, houve contínuas vistorias de estruturas para avaliação de possibilidades de risco, além da emissão de boletins aos órgãos participantes e do acompanhamento da queima de fogos. 

Durante o Ano Novo, os trabalhos rotineiros da Codesal seguem normalmente, também em esquema de plantão 24 horas, realizando atendimento por meio do telefone 199. As vistorias para avaliação de risco também serão mantidas no período da festa, sem alteração do formato de trabalho, bem como o Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec), responsável, entre outras coisas, pelo monitoramento das condições climatológicas e orientação da população.

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