SALVADOR @ Mestre Cafuné lamenta falta de apoio à capoeira regional; arte completa 100 anos - Observador Independente

SALVADOR @ Mestre Cafuné lamenta falta de apoio à capoeira regional; arte completa 100 anos

Compartilhar
Crédito da foto :: Divulgação


A modalidade foi criada por mestre Bimba


A capoeira regional, criada por mestre Bimba, completou 100 neste ano de existência em 2018. Em entrevista ao Jornal da Cidade Segunda Edição, na Rádio Metrópole, o mestre Cafuné afirmou que manter a capoeira regional viva é uma forma de resistência.
É muito difícil obter uma estrutura, um apoio efetivo para a capoeira, como educadora que ela é. Os políticos não dão este valor e a luta é resistência mesmo. Estamos sempre resistindo e batendo na tecla da resistência, 
afirmou o mestre.

Ele explica ainda que a luta é para manter a modalidade da capoeira criada por Bimba. “Capoeira é educação, a gente luta com essa resistência toda. A gente tem essa vontade de prevalecer nossa cultura, nossos ensinamentos, nossa capoeira”, disse.

O mestre Cafuné contou ainda que a falta de apoio à capoeira fez com que Bimba se mudasse para Goiânia. “As dificuldades daqui são grandes. Ele não foi prestigiado aqui pelas autoridade baianas, pelos políticos e ele sentiu, no final da vida, com 73 anos a necessidade de ir para outro lugar”, disse.

Post Bottom Ad

VivaABahia