SALVADOR ⚒ Participação popular norteia execução de obras na capital baiana - Observador Independente

SALVADOR ⚒ Participação popular norteia execução de obras na capital baiana

Compartilhar
ESPECIAL PUBLICITÁRIO   

Rua Petronília Dércia, em Valéria, foi uma das obras executadas a pedido da população
Crédito da foto :: Max Haack



Por Prefeitura Municipal de Salvador



Prefeitura executou mais de 2 mil obras indicadas pelos cidadãos através do Programa Salvador Bairro a Bairro.

Da contenção de encostas do Barro Branco à Praça do Beijoim, no Caminho das Árvores. Do Hospital Municipal de Cajazeiras à Escadaria da Rua do Eco, no Vale das Pedrinhas. Foram mais de 2 mil obras indicadas pelos cidadãos, executadas pela Prefeitura de Salvador, através do Programa Salvador Bairro a Bairro, com projetos como o Ouvindo o Nosso Bairro, Gabinete em Ação e visitas do prefeito ACM Neto às comunidades soteropolitanas.

Principal receptor das solicitações populares, o Programa Ouvindo Nosso Bairro, criado em 2015, se tornou referência nacional em relação à consulta popular. Todos os bairros de Salvador foram ouvidos e moradores participaram de encontros para definir obras prioritárias em cada localidade.

Em junho de 2018, o projeto chegou a um novo estágio. O prefeito ACM Neto anunciou que, além das intervenções escolhidas como prioritárias pelos moradores, também executaria as segundas colocadas nas votações populares.
Bairro do Uruguai foi contemplado com quadra poliesportiva — Foto: Max Haack   


Das primeiras colocadas do Ouvindo Nosso Bairro, 145 obras já foram entregues à população e sete estão em execução. De junho a dezembro, após o anúncio do prefeito, 33 intervenções já foram atendidas e outras 125 estão em execução ou prestes a começar as obras. Contenção de encostas e colocação de geomantas em áreas de risco, além de praças, calçamento, escadarias, creches e unidades de saúde estão entre os pedidos populares mais frequentes.

Para a diretora geral das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos, o Programa Salvador Bairro a Bairro coloca a população como protagonista da gestão municipal. “Os números não deixam dúvidas sobre a dimensão do projeto. O Ouvindo Nosso Bairro é o maior programa de consulta popular do Brasil e se tornou referência em outros países. Na primeira edição, foram 10 mil pessoas consultadas e quase meio milhão de reais em investimentos. Na segunda edição, foram 72 mil pessoas consultadas”, avaliou.

Somente entre os anos de 2017 e 2018, foram investidos R$ 292 milhões em obras do Salvador Bairro a Bairro. Se divididas entre as Prefeituras-Bairro, as obras do programa somaram 277 intervenções em Itapuã, 264 no Subúrbio/Ilhas, 257 na Liberdade/São Caetano, 259 em Cabula/Tancredo Neves, 237 na Barra/Pituba, 212 no Centro/Brotas, 169 em Cajazeiras, 148 em Pau da Lima, 126 na Cidade Baixa e 51 obras executadas em Valéria.


CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

Post Bottom Ad

VivaABahia