SALVADOR @ Piscinão da Pituba começa a inscrever para natação e hidroginástica em janeiro - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Post Top Ad

Mário

22 de dezembro de 2018

SALVADOR @ Piscinão da Pituba começa a inscrever para natação e hidroginástica em janeiro

Crédito da foto :: Mauro Akin Nassor/CORREIO / Reprodução     




Projeto atenderá 2,5 mil jovens por ano; aulas para público em geral serão gratuitas


Quando Edvaldo ‘Bala’ Valério mergulhou na piscina do Centro Aquático de Sydney, na Austrália, para fechar o revezamento 4x100m do Brasil naquele 16 de agosto de 2000, a pequena Monique Alessandra Pereira, 8 anos, nem sonhava em nascer. No final daquele revezamento, a equipe brasileira que contava com nomes como Gustavo Borges e Fernando Scherer acabou com a medalha de bronze. O feito de Edvaldo Valério foi ainda maior: ele foi o primeiro negro a conquistar uma medalha olímpica na natação brasileira e, desde então, nunca mais a Bahia voltou subir no pódio olímpico.

Na manhã deste sábado (22), as duas gerações se encontraram na inauguração da Arena Aquática Salvador: Monique nada desde os 3 meses de idade e, neste ano, bateu o recorde nacional da categoria pré-mirim ao completar a prova dos 50m nado livre em 38 segundos. A pequena recordista foi uma das cerca de 30 atletas a inaugurar a piscina.

O prefeito ACM Neto foi o responsável por fazer a inauguração formal do complexo aquático. O local conta com a piscina que foi utilizada nas Olimpíadas do Rio 2016 e foi transferida, de forma permanente, para a capital baiana.

Além disso, o equipamento conta com uma piscina semi-olímpica, também chamada de piscina de aquecimento, e que vai credenciar Salvador a receber competições nacionais e internacionais de natação.

Segundo Neto, a expectativa é de que o espaço atenda cerca de 2,5 mil jovens e adultos por ano nas escolinhas, que serão criadas em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), e terão aulas inteiramente gratuitas.
Medalhista Olímpico em Sydney 2000, Edvaldo 'Bala' será um dos responsáveis pela gestão da nova Arena
Crédito da foto :: Mauro Akin Nassor/CORREIO


“Eu sabia o marco simbólico que seria ter em nossa cidade uma piscina olímpica, sobretudo ter uma piscina que foi utilizada para a disputa das Olimpíadas de 2016, no Rio. Graças à dedicação de toda nossa equipe e colaboradores da prefeitura, esse sonho se tornou possível”, comentou o prefeito.

A piscina olímpica mede 25 metros de largura por 50 metros de comprimento, com 2 metros de profundidade. Ela vai atender a crianças e adolescentes em escolinhas de iniciação esportiva, além dos atletas de alto rendimento.

A partir do próximo dia 14 estarão abertas as matrículas para turmas de natação e de hidroginástica. Os interessados precisam fazer inscrição no site arenaaquatica.salvador.ba.gov.br que será lançado pela Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) e apresentar atestado médico, atestado de doenças de pele e anamnese que será realizada dentro do próprio site.

O critério para o preenchimento das vagas será a ordem de inscrição e serão abertas listas de espera por faixa etária e horários.

Bem-vinda

A chegada do Piscinão da Pituba animou moradores da região, como o segurança Ubiratan Alves, 41, que mora próximo à praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, bem pertinho do equipamento. Além de se alegrar com a praça, que classifica como responsável por “uma boa revigorada no astral do bairro”, ele se disse orgulhoso por morar na capital que agora é dona de uma piscina onde nomes como Michael Phelps, Katie Ledecky e Katinka Hosszu - todos medalhistas de ouro em 2016 - nadaram.

Ubiratan também garantiu que vai ficar ligado nas inscrições para tentar uma vaga para ele na natação, e para sua esposa na hidroginástica.


“É uma chance de a gente dar uma melhoradinha no corpo e na saúde, né? Praticar esporte é sempre uma boa pedida”, garante o segurança.

Bom para os moradores e melhor ainda para quem trabalha na região. É o caso da ambulante Alany dos Santos, 23, que vende picolé na região da Pituba há três anos. Ela conta que ficou encantada com as novas piscinas e principalmente com a praça, que conta com parquinhos infantis, academia ao ar livre e uma quadra de futevôlei.

Alany disse que a inauguração é quase um presente de Natal e que, com o aumento no fluxo de pessoas, ela deve faturar uma grana a mais.

Inaugurações

Quem entrava para ver como ficou o novo centro aquático era recepcionado pelo afoxé dos Filhos de Gandhy. Para melhorar, o hino nacional da festa solene foi cantado por Margareth Menezes, que soltou a voz à capela e contou com a ajuda das mais de 200 pessoas que foram conferir a boa nova.

“Todos nós somos, agora, responsáveis por cuidar desse equipamento para que seja pra sempre. Pra mim é uma honra [cantar o hino na inauguração] porque a gente representa uma parte importante da comunidade”, disse Margareth. 

O sol não decepcionou e brilhou forte na Pituba. Diante do calor, a vontade era de dar uma de atleta e mergulhar em uma das piscinas. A própria Margareth brincou afirmando que qualquer dia coloca "um biquíni para dar uma caidinha na água".

Na inauguração, ACM Neto estava acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis, o novo Secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, Alberto Pimentel, o futuro presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior, entre outras autoridades.

O presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Júnior, também esteve na inauguração e comemorou a chegada dos novos equipamentos à cidade.

“Todo mundo sai ganhando. As piscinas colocam a Bahia no radar nacional e internacional da natação e também é positivo porque vamos formar nossos atletas aqui. Também vai ser possível trazer bons atletas de regiões próximas a Salvador para se desenvolver aqui, então, é um diferencial para a cidade”, comentou.

O Piscinão da Pituba conta com estruturas para suporte aos atletas e profissionais envolvidos como vestiário, banheiros, academia de ginástica, consultório médico, lanchonete, além da portaria de acesso. Além da piscina de aquecimento, também há um deque para os esportistas e visitantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

Post Top Ad

SCB