SANTO ANTº DE JESUS @ ACONTECE # Grupo de Capoeira se apresenta na Praça Pe. Mateus nesta manhã - Observador Independente

SANTO ANTº DE JESUS @ ACONTECE # Grupo de Capoeira se apresenta na Praça Pe. Mateus nesta manhã

Compartilhar
Crédito do vídeo :: Correspondente em SAJ / OBI/Youtube/Divulgação     



O Grupo de Capoeira Mestre Dai Carcará, mantido pela Associação de Capoeira Mestre Dai Carcará se apresenta em um belíssimo show nesta manhã na Praça Pe Mateus no centro de Santo Antônio de Jesus, Recôncavo baiano. 

As apresentações começaram por volta das 9h e vão até as 12h, com cantigas de roda, berimbau e o melhor da tradição da arte.

Capoeira
Crédito do vídeo :: Correspondente em SAJ / OBI/ Divulgação 

A capoeira ou capoeira gemé uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Post Bottom Ad

VivaABahia