Ações da Secretaria de Saúde de Juazeiro foram realizadas com êxito durante carnaval - Observador Independente

Ações da Secretaria de Saúde de Juazeiro foram realizadas com êxito durante carnaval

Compartilhar
Crédito da foto :: Débora Sousa/SESAU/Juazeiro/Divulgação



A Secretaria Municipal da Saúde esteve presente durante os dias de carnaval no último final de semana (15 a 17) em Juazeiro. O trabalho desenvolvido pela secretaria teve como finalidade os cuidados na parte alimentícia, com inspeção durante todas as noites pela Vigilância Sanitária, distribuição de preservativos pela equipe do Centro de Infecções em IST, DST/AIDS (CIDHA) além de toda assistência especializada reforçada para atendimento e nos dois pólos a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

Na área de cuidados para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) foram disponibilizados três pontos de distribuições de preservativos e lubrificantes. Durante os três dias de folia foram distribuídos 43.488 preservativos e 7.300 lubrificantes. Com o intuito de massificar a importância do uso da camisinha a SESAU distribuiu mais de 600 bandanas personalizadas. 

A Vigilância Sanitária do município também foi outro departamento da SESAU que se fez presente nos pontos de comercialização de alimentos durante a festividade, as inspeções eram realizadas todos os dias. Dessa forma, a soma de ambulantes e bares inspecionados pela vigilância somaram o quantitativo de 329 inspeções, ou seja, estão dentro do padrão para comercialização de seus alimentos e bebidas. Somente cinco notificações foram aplicadas pela Vigilância Sanitária durante os três dias, nenhuma apreensão foi realizada. 

Na atenção especializada - serviços que funcionam 24h como SAMU, foram contabilizados nos pontos fixos e móveis de atendimentos dos dois pólos, 80 atendimentos, sendo mais freqüentes: a assistência ao folião por excesso de bebida alcoólica, algumas por insuficiência respiratória, luxações, ferimentos em geral e alguns maus súbitos, mas todos foram resolvidos nas próprias bases do SAMU.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) registrou um aumento de 20% nos atendimentos durante os dias de folia, todos os casos estiveram relacionados à mal estar. Já no Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ) não houve registro de atendimento relacionado aos dias de festa, o fluxo foi o do cotidiano. 

Foi montado um reforço para os atendimentos na UPA e Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ), mas a movimentação nas duas unidades foi corriqueira. De acordo com a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro foi um trabalho massificado e sem problemas.

"Nossas equipes estiveram prontas e atuaram durante todos os dias com orientações em todos os aspectos. O folião teve assegurado os pontos de alimentação através do controle feito pela vigilância, bem como todos os cuidados com a atenção especializada. Estivemos atentos a todas as necessidades do folião, montamos pontos fixos de atendimentos médico, distribuição de preservativos e reforçamos toda a nossa rede para o atendimento. Podemos concluir que foram dias de atendimentos regulares, sem agraves", descreveu Fabíola Ribeiro.




Post Bottom Ad

VivaABahia