Governo estuda instalar placas solares nos canais do Rio São Francisco, diz presidente Bolsonaro - Observador Independente

Governo estuda instalar placas solares nos canais do Rio São Francisco, diz presidente Bolsonaro

Compartilhar
Crédito da Foto: arquivo/Agência Brasil



Agência Brasil


O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo (24/2), que o governo federal estuda instalar placas solares nos canais de integração do Rio São Francisco para reutilizar a energia solar no bombeamento da água. Ele publicou a informação no perfil do Twitter.

O presidente também comentou sobre a finalização das obras do Projeto de Integração do São Francisco. “O Ministério de Desenvolvimento Regional divulga que o projeto está em fase conclusiva de obras, como visto em tweets anteriores. Complementamos que Eixo Norte está em reparação, e a expectativa é de que os trabalhos sejam finalizados até maio”, escreveu.

A adutora já leva as águas do Eixo Leste para sete cidades e a previsão é de que até junho, contemple mais três municípios de Pernambuco. No total, o planejado é que na primeira fase da obra mais de um milhão de pessoas sejam beneficiadas, em 23 cidades.

O consumo de energia elétrica do sistema corresponde a cerca de 80% dos custos da operação do projeto. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a demanda anual nas fases pré-operacional e operacional do Projeto gira em torno de 746 mil MW.

A instalação de placas sobre espelho d’água também permite a redução da evaporação, porque os painéis solares montados em canais bloqueiam a radiação do sol. De acordo com estimativas, uma planta fotovoltaica (painéis) de um megawatt pode economizar nove milhões de litros de água por ano.

Com a ausência de luz solar, o crescimento de algas diminui. Isso ajuda na redução do custo de manutenção e aumenta a vida útil dos equipamentos.

Post Bottom Ad

VivaABahia