Mais antiga do Brasil, Rua Chile em Salvador, tem charme devolvido com obras de recuperação - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Post Top Ad

Mário

27 de fevereiro de 2019

Mais antiga do Brasil, Rua Chile em Salvador, tem charme devolvido com obras de recuperação

Crédito da Foto: Manu Dias/GOVBA




Nem todo mundo que visita a capital baiana sabe, mas a Rua Chile, localizada no Centro Histórico de Salvador, ostenta o título de rua mais antiga do Brasil. Ela foi fundada em 1549, pelo governador-geral Thomé de Souza e “nasceu” junto com a cidade. 

A via tem 400 metros de extensão e passa por uma revitalização que faz parte do projeto “Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador”, promovido pelo Governo do Estado. O investimento com a obras de requalificação na Rua Chile é de cerca de R$ 5 milhões.

Com quase meio século de história, a Rua Chile já sofreu diversas modificações, e atualmente, está muito longe de sua estrutura original. É exatamente isso que a requalificação promete resgatar: as origens de um lugar que carrega a memória de uma cidade.

Para isso, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), responsável pelas obras de requalificação, promete intervir com obras que visam o resgate do charme antigo do local, que fica cercado por imóveis igualmente simbólicos. A revitalização teve início em setembro de 2018, e dos seis trechos, nos 330 metros que fazem parte da obra, todos já estão com os serviços em andamento.

Post Top Ad

SCB