271 cidades baianas têm água contaminada por agrotóxicos; Salvador está incluída - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Post Top Ad

Mário

22 de abril de 2019

271 cidades baianas têm água contaminada por agrotóxicos; Salvador está incluída


Embasa firmou que os exames realizados semestralmente entre 2014 /2018 apontam para a inexistência de substâncias agrotóxicas.

***

Os testes realizados pelas empresas de abastecimento de municípios apontaram que a água utilizada pela população de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Mucugê, na Chapada Diamantina, Itapetinga, Centro Sul, e São Félix do Coribe, no Oeste, está contaminada com 27 agrotóxicos. As quatro cidades aparecem no topo de uma lista que contém 271 cidades baianas.

A publicação foi divulgada pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde. De acordo com o dados revelados pelo estudo, foram detectados 27 pesticidas em 1.396 municípios espalhados por todo país.

Salvador também está presente na lista divulgada pela Sisagua. Segundo os dados, foram encontrados 16 agrotóxicos, sendo oito associados a doenças crônicas, como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos; e três agrotóxicos acima do limite de segurança estipulado pelo país e 13 acima do limite definido pela União Europeia.

Entretanto, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) afirmou que os exames realizados semestralmente entre 2014 /2018 apontam para a inexistência de substâncias agrotóxicas.

Crédito da foto : Reprodução / Ilustrativa

Post Top Ad

SCB