Ações da Caravana da Saúde e Programa Cuidar da Gente realizam 264 atendimentos no bairro Novo Encontro em Juazeiro - Observador Independente

Ações da Caravana da Saúde e Programa Cuidar da Gente realizam 264 atendimentos no bairro Novo Encontro em Juazeiro

Compartilhar

Com novo formato, a Caravana da Saúde desta quarta-feira (10) atendeu aos moradores do bairro Novo Encontro com os serviços já implantados: consultas com cardiologista, endocrinologista, ortopedista, ginecologista, dentista, realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma. A presença do programa de governo Cuidar da Gente ampliou as ofertas de atendimento das diversas secretarias do município no bairro ou distrito da cidade.

Os atendimentos extras ofertados na área da saúde foram: realização de testes rápidos voltados para a busca de Infecções Sexualmente Transmissíveis, busca ativa por uma profissional dermatológica de hanseníase e tuberculose e, nesta quarta-feira (10) com início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Ao todo foram atendidas 264 pessoas.

Parceira da Caravana, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade leva toda semana o Estação Cidadania onde uma equipe realiza o cadastro e atualização do Bolsa Família. Com o programa Cuidar da Gente, os serviços ofertados pela SEDES foram ampliados e os moradores do bairro Novo Encontro tiveram ainda orientações realizadas pela equipe do CRAS do Tabuleiro, equipe do Criança Feliz. Além disso, foram distribuídos panfletos e passadas algumas orientações sobre o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM).

De acordo com a Diretora de Mulheres da SEDES, Maria Quitéria Lima, o objetivo é estar mais próximo da comunidade. “A secretaria está presente em todas as edições da Caravana da Saúde e com o programa Cuidar da Gente não poderia ser diferente. Ofertamos acolhimento, orientações e atenção aos moradores, informando inclusive a algumas mães dos serviços oferecidos pelo município que elas ainda não têm conhecimento. Estamos atentos a todas as necessidades e este programa veio somar mais serviços direcionados à população”, concluiu.

Os pacientes atendidos pela caravana da saúde também aprovaram a ampliação dos serviços. “Estou presente em toda caravana que tem aqui no bairro, acho uma maravilha tudo isso, mas hoje fui surpreendida com novos serviços ofertados. O governo não só entendeu como encaminhou para nós, fiz teste rápido, exames laboratoriais, eletrocardiograma, consulta com a cardiologista, tudo em pouco tempo, então só tenho a dizer que continue assim que é realmente dessa atenção que precisamos”, pontuou a dona de casa Renilda Cardoso Santos.

Para a enfermeira da Unidade de Saúde, Cíntia Teles, o momento foi de acolhimento e resolução para as demandas da unidade. “O objetivo da Caravana é desafogar as demandas reprimidas e isso vem acontecendo. O Cuidar da Gente foi muito bem aceito pela comunidade e todo cuidado e atenção com os pacientes é importante, pois eles se sentem mais acolhidos”, descreveu.

Segundo a médica e vice-prefeita, Dulce Ribeiro o trabalho da gestão é poder proporcionar mais serviços e qualidade nos atendimentos. “O prefeito Paulo Bomfim vem trabalhando com o olhar voltado à população. Estamos engajados e buscando sempre parceiras para ampliar as ofertas de atendimentos prestados à população em nossos serviços municipais de saúde. Os desafios são imensos, trabalhamos para melhor servir a todos e o programa já deu certo, tanto que já estamos com quase 38 mil atendimentos nas 161 edições da Caravana”, finalizou.



Crédito da foto :: Ascom/Sesau / Juazeiro / Divulgação


Post Bottom Ad

VivaABahia