Parceria entre IF Sertão-PE e vinhedo na Chapada Diamantina produz primeira safra de vinhos - Observador Independente

Parceria entre IF Sertão-PE e vinhedo na Chapada Diamantina produz primeira safra de vinhos

Compartilhar

O acordo de cooperação técnica e científica, firmado entre o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, através da Escola do Vinho, com um vinhedo em Morro do Chapéu (BA), região da Chapada Diamantina, alcançou sua primeira safra de vinhos. 

Através da parceria, foi realizada a vinificação de quatro variedades de uva: malbec e syrah (tinto); sauvignon blanc e viognier (branco). Todo o processo de elaboração da bebida foi acompanhado por estudantes do curso de Viticultura e Enologia do campus, em especial, por dois estagiários contratados através da cooperação: Maria Jardilene Alves e Igo Honório.

Foi uma grande experiência para mim, porque pude colocar em prática o que aprendi na teoria em sala de aula. Aprendi muito, desde a uva, que é outro terroir, até o engarrafamento. Uma parceria dessa é muito enriquecedora, quem mais ganha é a gente", afirmou Maria Jardilene. A Chapada Diamantina iniciou o plantio de uvas viníferas através de um projeto experimental, há cerca de dez anos. Em 2016, o engenheiro agrônomo Jairo Vaz decidiu investir no segmento. "O ciclo das uvas naquela região é diferente da região do Vale do São Francisco. Temos um clima de altitude, temperaturas baixas, com alto índice de dias nublados, o que alonga o ciclo da videira, mas temos a possibilidade de fazer duas safras, 
relatou.

A primeira safra resultado da parceria foi elaborada na Escola do Vinho, chegando à conclusão nesta quinta-feira (18), com o engarrafamento da bebida, sendo ao todo 1500 garrafas. "A parceria com o Instituto Federal foi extremamente significativa. Realmente tivemos uma grata surpresa. Os vinhos se apresentaram com bastante potencial. É um novo terroir que já tem atraído novos investidores e que acredito que se constitui em oportunidades para os alunos e também de geração de trabalho", disse Jairo Vaz.

A produção inicial será destinada à realização de degustações, com o objetivo de incentivar o enoturismo na região da Chapada, bem como o trabalho realizado em parceria com o IF Sertão-PE.


Crédito da foto e informações :: Ascom IF Sertão Zona Rural

Post Bottom Ad

VivaABahia