Prefeitura de Juazeiro presente no Encontro dos Secretários Estaduais de Agricultura - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Post Top Ad

Mário

26 de abril de 2019

Prefeitura de Juazeiro presente no Encontro dos Secretários Estaduais de Agricultura


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro Tiano Felix, participou nesta quarta-feira (24), no distrito de irrigação de Maniçoba, do encontro dos secretários estaduais de Agricultura para discutir assuntos referentes à mosca da fruta. 

O encontro que durou dois dias (23 e 24/04), contou com palestras sobre os principais problemas enfrentados pelos agricultores com a Mosca da Fruta e as possíveis soluções, além de visitas a órgãos institucionais como a Moscamed, Centro de Excelência da Fruticultura e Special Fruit.

“As moscas das frutas são consideradas as pragas mais nocivas para a fruticultura, com restrições em quase todos os países importadores. No Brasil se destacam as pertencentes aos gêneros Anastrepha e Ceratitis. No programa de monitoramento no Vale do São Francisco, são utilizadas armadilhas para variadas espécies. Hoje estamos reunidos em busca de mais alternativas para eliminação dessa praga”, destacou Mônica Ishikawa.

Na ocasião foi realizada a apresentação do Programa Emergencial das MDF pela ADAB, apresentação da ferramenta Sebraetec pelo Sebrae, apresentação dos resultados do PEC pelo programa estadual de controle de MDS pela Moscamed e ações da Codevasf.

De acordo com o secretário de Agricultura da Bahia, Lucas Texeira Costa, discutir um assunto que interfere diretamente na vida dos agricultores é de suma importância. “Estamos ouvindo todas as instituições presentes e buscando soluções viáveis para o fim desse problema. O nosso objetivo é construirmos juntos, ações que reduzam os transtornos que a agricultura vem enfrentando devido a essa praga”, declarou.

Para o secretário Tiano Felix, a prefeitura através a ADEAP, está sempre voltada a contribuir com políticas públicas que proporcionem o desenvolvimento de todos os setores, em especial da agricultura da nossa região. “Esse é um momento de grande importância para todos que buscam uma solução definitiva para esse problema que atinge principalmente frutas como manga, goiaba, acerola, caju, tomate e carambola”, disse.

O encontro também contou com a presença de representantes das secretarias estaduais de agricultura de Pernambuco, Ceará, Sergipe e Piauí, além de instituições como Codevasf, Embrapa, ADAB, Moscamed, MAPA, Sebrae, Valexport, dentre outros.

Crédito da foto :: Lene Radina/ ASCOM ADEAP / Divulgação

Post Top Ad

SCB