CERPRIS realiza manhã diferente para mães das crianças atendidas na unidade, em Juazeiro - Observador Independente

CERPRIS realiza manhã diferente para mães das crianças atendidas na unidade, em Juazeiro

Compartilhar

As crianças atendidas pelo Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) e suas mães, tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (07). Um piquenique foi realizado às margens do Rio São Francisco com o intuito de mostrar que existe vida além dos tratamentos e do ambiente domiciliar proporcionando um momento de lazer para as mães e crianças.

Com todos reunidos na Orla Nova de Juazeiro, a ação aconteceu em meio a um ambiente verde, próximo da água e com direito a alimentação saudável. As mães tiveram momentos destinados a ela: alongamentos e exercícios com fisioterapeuta, além de cuidados pessoais. Enquanto isso, as crianças se divertiam com a presença de dois cachorros do projeto pele e pelo realizado através de um projeto de extensão pela Univasf, campus de Petrolina.

Railda Oliveira, natural de Canudos faz acompanhamento da filha que tem microcefalia no CERPRIS. Para ela foi “um momento único e especial. Nem todo dia temos o privilégio de sair da rotina. Eu gostei e minha filha também, pois só de sair de dentro de casa e presenciar esses momentos ela já fica feliz”, explicou.

O veterinário Wasley Carlos há dois anos tem o projeto de extensão “Pele e pelo”. “Trabalhamos no tratamento de crianças com microcefalia utilizando os cães como veículo de estimulação. Eles são adestrados, são realizados os testes de saúde, teste de comportamento e, passando desta fase ele entra com as crianças. Temos fisioterapeuta, psicólogo, equipe do serviço social e com isso interagimos de acordo com as necessidades da criança. O trabalho é individual, cada criança passa 30 minutos com o animal e vamos trabalhando com ele as suas necessidades, através do toque, respiração, deitar no animal e entre outras técnicas”, explicou.

Quem gostou das atividades com os cães foi o pequeno Eduardo, segundo a mãe Andréia Silva Nascimento. “Esse momento foi diferenciado, saímos da nossa rotina e foi bem proveitoso. O Eduardo amou todas as atividades que participou, desde o banho no rio até a interação com os cães, ele deitou mesmo por cima deles. Cada sorriso no rosto do meu filho enche meu coração de mais amor, cuidado e dedicação a eles”, explicou.

O evento contou com a colaboração da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ) e através do professor Charles Vieira que acompanha os estágios em pediatria dentro do CERPRIS é um momento de troca de experiências. “É um trabalho de troca de experiência, enriquecedor para os alunos e para as mães”, descreveu.

Segundo Verônica Pesqueira, fonoaudióloga do CERPRIS “este foi um momento pensado em comemoração ao Dia das Mães, com uma dinâmica muito para elas e as e crianças. Serviu também para mostrar para estas mulheres que a vida não é só dentro de casa e indo até o CERPRIS, as crianças podem estar também em ambientes de lazer”, concluiu.

As atividades continuam nesta quarta-feira (08) e será realizada uma manhã de cuidados estéticos, café da manhã, brincadeiras e sorteios. Na quinta-feira (09) será a vez das crianças que têm atendimentos na quarta e quinta-feira no CERPRIS irem para o piquenique às margens do Rio São Francisco.

Crédito da foto :: Débora Sousa/ SESAU/Juazeiro

Post Bottom Ad

VivaABahia