Esculturas do tamanho de elefantes bebês no DF chamam atenção para preservação do animal - Observador Independente

Esculturas do tamanho de elefantes bebês no DF chamam atenção para preservação do animal

Compartilhar

Mostra Elephant Parade está no ParkShopping com entrada gratuita. São mais de 30 elefantinhos customizados por artistas do Brasil.


Joilma Jonhson - Brasília


Esculturas do tamanho real de um elefante bebê estão espalhadas pela praça central do ParkShopping em Brasília. Coloridos, eles tem como objetivo chamar a atenção para a preservação destes mamíferos.

Ao todo, 30 elefantinhos customizados por artistas de várias regiões do país fazem parte da Elephant Parade Brasil Tour Brasília. Antes de chegar no DF, a exposição passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Ao final do Brasil Tour, as obras serão leiloadas e os recursos, revertidos para a preservação dos elefantes, causas sociais locais e também para os artistas participantes.

Apoio à preservação

Os elefantes asiáticos sofrem com o extermínio maciço. Segundo os pesquisadores, hoje eles não chegam a 50 mil no mundo. Nos últimos 100 anos, o habitat da espécie foi reduzido em 95% e sua população diminuiu em 70%.

A Elephant Parede foi fundada pelo pai e filho Marc e Mike Spits, em 2006. A ideia surgiu depois do acidente com Mosha, a elefantinha que aos 7 meses de idade perdeu parte da pata pisando em uma minaterrestre. Mosha vive, hoje, no Friends of the Asian Elephant Hospital, na Tailândia.

Desde que foi inaugurada, a exposição percorre o mundo para captar recursos que são destinados aos cuidados com Mosha e centenas de outros elefantes.

Santuário no Brasil

Em paralelo à exposição, acontece também a Mostra Fotográfica do Santuário de Elefantes Brasil (SEB), que fica na Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, em Mato Grosso. São 20 painéis que contam um pouco da história da organização da sociedade civil que resgata elefantes cativos em situação de risco.

Fundada em 2013, a SEB vive somente de doações de pessoas físicas e jurídicas, inclusive da Elephant Parede. Hoje há três elefantas no santuário: Maia, Guida e Rana.

Programe-se

Elephant Parade Brasil Tour Brasília

Data: até 26 de maio
Hora: das 10h às 22h (de segunda a sábado) e das 12h às 22h (aos domingos)
Local: praça central do ParkShopping
De graça

Crédito das fotos: ParkShopping/ Divulgação


Post Bottom Ad

VivaABahia