Obra do Parque Fluvial em Juazeiro beneficia a preservação do Rio São Francisco - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Post Top Ad

Mário

29 de maio de 2019

Obra do Parque Fluvial em Juazeiro beneficia a preservação do Rio São Francisco


Nos próximos dias 02 e 03 de junho, Juazeiro sediará o lançamento da campanha ‘Eu Viro Carranca pra Defender o Velho Chico’. O compromisso com a preservação do Rio São Francisco é uma das principais preocupações da Prefeitura Municipal de Juazeiro e, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), foi iniciada em 2017 a obra do Parque Fluvial, fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.

A campanha trabalhará com diversos temas, entre os quais: educação ambiental, preservação da bacia hidrográfica, lixo, resíduos e biodiversidade. A mobilização acontecerá mediante palestras educativas, mutirão de limpeza, lançamento oficial da campanha com ato político e apresentações culturais.

A obra do Parque Fluvial atende aos princípios que a campanha ‘Eu Viro Carranca’ prega. Ela tem como o objetivo promover a revitalização física e paisagística de uma área de mais de 57 mil metros quadrados, com uma extensão de aproximadamente 3,5 Km, antes considerada como degradada da Orla Fluvial, entre o trecho da área da Marinha e o bairro Angari.

Para o prefeito Paulo Bomfim, o Parque Fluvial de Juazeiro vai muito além de promover um equipamento de lazer e de práticas esportivas, ele tem o intuito de realizar a preservação da margem do Rio São Francisco. “Além da bacia hidrográfica do São Francisco ter grande importância para o Brasil, em razão do volume de água transportado ao Semiárido nordestino, também contribui histórica e socioeconomicamente para o desenvolvimento da nossa região. Por isso, tão importante quanto revitalizá-lo é trabalhar com a prevenção”, destacou o prefeito.

Paulo Bomfim chama atenção para a necessidade de preservação do Rio, que sofre devido às atividades que acontecem em suas margens. “É importante que ele permaneça saudável para que toda a população tenha a possibilidade de continuar usufruindo de seus benefícios”, finaliza.

De acordo com o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães, foram executadas a implantação de academias da saúde, parques infantis, pistas de skate e cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade. “Atualmente estamos executando a instalação do sistema de iluminação e ainda serão construídos o terminal hidroviário, os quiosques padronizados e área dos caiaques”, ressaltou Hemerson.

Crédito da foto :: Luzete Nobre/SEDUR / Divulgação


Post Top Ad

SCB