SANTO ANTº DE JESUS ☔ VAZOU ☔ Grupo Beija Flor se articula e discute eleições 2020. Na mesa até então, dois nomes - Observador Independente

SANTO ANTº DE JESUS ☔ VAZOU ☔ Grupo Beija Flor se articula e discute eleições 2020. Na mesa até então, dois nomes

Compartilhar

Com a presença de dezenas de lideranças políticas do município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, o denominado Grupo Beija-Flor, se reuniu para traçar os rumos de ação para 2020. Uma das pautas em discussão é quem poderá ser o nome a enfrentar o atual prefeito Rogério Andrade (PSD), nas urnas em 2020. 

☔☔☔

O atual prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade(PSD) venceu as eleições 2016, com mais de 9 mil votos de frente para o então prefeito Humberto Leite (DEM). De lá para cá o denominado Grupo Beija-Flor, do qual o então ex-prefeito Humberto Leite (DEM) foi líder por muito tempo, não conseguiu se recuperar 100% da derrota. 

Nas eleições de 2018, até então supostamente liderado pelo ex-prefeito, sofreu nova derrota. O principal candidato do Grupo Beija-Flor, o ex-deputado estadual Alan Sanches (DEM), teve apenas 2.754 votos, contra 12.904 do também candidato Rogério Andrade Filho (PSD), proporcionalmente perdendo para ilustres e inexperientes candidatos a exemplo de DAL, com 2.904, Ideval Kleber (PSL), com 1.809 votos e o Advogado José Reis Filho (PTB), com a cara e a coragem que obteve 1.273 votos. Ver resultados das Eleições 2018

Esta é a realidade que o Grupo Beija-Flor tenta evitar no próximo pleito eleitoral. Para isso, nos bastidores, já se discute a necessidade de uma nova liderança para o grupo, um dos temas recorrentes em praticamente todas as reuniões e principalmente nos bastidores. O ex-prefeito com mais de 70 anos, já está cansado, dizem, além de se manter afastado do município e da realidade do dia-a-dia. 

No encontro de sábado, 04, na casa do líder Dadau, no bairro Maria Preta, apesar do clima de cordialidade, o tempo esteve mais para prenúncio de tempestade de outono que de céu de brigadeiro. 

Os principais líderes com mandato na Câmara de Vereadores, Pedro Lopes Ribeiro, (Pedro de Teca) que apesar de ter sido eleito pelo PSD, mas é um dos proeminentes nomes para a sucessão do então prefeito Rogério Andrade, e o vereador Francisco Damasceno (Chico de Dega), ambos que sustentam sozinhos, a oposição ao prefeito na Câmara de Vereadores, não estão nada satisfeitos com o clima de “maresia” e o “é muito cedo” principalmente por parte do ex-prefeito Humberto Leite, que ao longo do tempo e após a derrota, vem infligindo sérios prejuízos ao Grupo Beija-Flor por conta da inércia e da ausência contumaz no município. 

Participaram do encontro nomes de peso da política santantoniense a exemplo de Dr. Leonel, Cok Machado, Murilo Miranda, Dra Nil (representando o Deputado Alan Sanches), Dr. Dilson Macedo, Dr. Caíque, Dr. João Gabriel,(ambos Advogados) os vereadores Chico de Dega e Pedro de Teca, entre dezenas de lideranças respeitadas no município. 

Ainda não são fatos. Mas ao que se comenta nos bastidores, em se tratando de nomes para enfrentar o atual prefeito e a máquina estadual e municipal os únicos a se mostrarem com cacife para tanto, são os vereadores Pedro de Teca e Chico de Dega, por estarem sustentando mais diretamente a oposição a Rogério Andrade na Câmara e na mídia.


Para sacramentar ainda mais o que se discute interna e externamente ao grupo, o suplente de vereador Durval Samuel de Sousa Neto, popular Dui Sousa (PPS) deixa o grupo Beija-Flor para, agora na Câmara de Vereadores, ser mais um aliado da gestão municipal, marchando com Rogério Andrade. 

Ele vai assumir a cadeira do vereador Marcos Có Lessa que pediu afastamento do mandato para assumir a Secretaria de Agricultura do Município.

Crédito da foto :: Divulgação

Post Bottom Ad

VivaABahia