Cerca de 25 mil pessoas participam da festa de romeiros de Santo Antônio em Feira de Santana - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Post Top Ad

Mário

9 de junho de 2019

Cerca de 25 mil pessoas participam da festa de romeiros de Santo Antônio em Feira de Santana


Cerca de 200 caravanas de 40 cidades circunvizinhas de Feira de Santana participaram da Festa de Santo Antônio neste domingo.

Considerado o santo mais popular da igreja católica, Santo Antônio reuniu na manhã deste domingo (9) em Feira de Santana cerca de 25 mil pessoas, entre fieis e romeiros. Unidos pela fé e admiração ao santo, eles celebraram o trezenário de Santo Antônio e a festa de romeiros. Religiosos e autoridades também participaram do momento que é uma tradição na cidade e todos os anos reúne caravanas de romeiros de vários municípios vizinhos.

O bispo auxiliar de Salvador, Dom Estevão esteve presente na celebração e relatou que ficou muito feliz em ver tantos fieis, do campo e da cidade vivendo a fé e o amor a Santo Antônio.

“Santo Antônio chega a todos os lugares trazendo esse dom maravilhoso que é a formação das comunidades. Elas vem pela ação do Espírito Santo e rendemos juntos verdadeiros louvores a Deus. Santo Antônio é um santo que é uma pessoa de Deus que fez o bem na sua época e continua fazendo. Porque o bem nunca se acaba. Ele continua até hoje nos ensinando a seguir o seu trabalho, nos convidando a amar aos pobres, a partilhar o pão com aqueles que mais precisam, a passar pela vida, fazendo bem. Ele venceu todas as dificuldades da época para ser fiel ao evangelho de Jesus”, afirmou.

Francisco Sobrinho participou da missa em homenagem a Santo Antônio e comentou que desde que veio morar em Feira de Santana em 1965, não perde uma romaria. Muito católico, ele chega a se emocionar quando fala sobre a sua devoção ao santo. Se recorda da família e dos pais.

“Tenho dizer que aqueles que tenham a oportunidade de se aproximar de Deus são pessoas que têm felicidade completa. Precisamos nos aproximar das coisas que Deus manda e que Deus pede”, afirmou.

Romeiros

Há 18 anos, Seu Valter Monteiro, vem para Feira de Santana para participar da festa de Santo Antônio. Ele é chefe de romaria do município de Teodoro Sampaio e devoto de carteirinha do santo. Já fez duas promessas pedindo saúde para o santo e faz questão de agradecer e divulgar todas as graças alcançadas.


Eu já estou com 78 anos e Santo Antônio me ajuda muito. Eu me sinto um menino novo. Tenho boa saúde e agradeço muito a ele. Agora estou pedindo para ele restaurar a minha visão que está um pouco curta, 

contou.

O romeiro acrescentou ainda que não consegue conter a emoção quando fala sobre o santo. Chega a ficar arrepiado e garante que vai continuar firme e forte acompanhando o santo.

Santo Antônio querido por todos os católicos

Frei Mário Sérgio frisou sobre a popularidade de Santo Antônio na igreja católica, no Brasil e no mundo. O santo está no Brasil desde o período colonial e já virou nome de ruas, bairros, comunidades e inclusive empresas. De mercadinho, até gráficas e lanchonetes. O santo ainda tem fama de casamenteiro e há quem recorra sempre a ele quando quer se firmar em um relacionamento.

“No anedotário de Santo Antônio temos a história de uma jovem que fez o pedido para o santo para se casar. Como não conseguiu a graça, revoltada jogou o santo pela janela. A imagem caiu na cabeça de um rapaz e ele ao devolvê-la encontrou a moça. Os dois se apaixonaram e se casaram”, disse o frei.

Cerca de 200 caravanas de 40 cidades circunvizinhas de Feira de Santana participaram da Festa de Santo Antônio neste domingo.

Crédito das fotos :: Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Post Top Ad

SCB