Secretaria de Educação de Sobradinho promove formação continuada para Coordenadores Pedagógicos e Professores - Observador Independente

Secretaria de Educação de Sobradinho promove formação continuada para Coordenadores Pedagógicos e Professores

Compartilhar


Como parte das ações implementadas visando o fortalecimento do eixo pedagógico nas escolas, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira (06) na Escola Municipal Maria Nilza o Encontro Formativo – BNCC nas práticas Pedagógicas. O encontro teve como objetivo identificar, analisar e refletir sobre as competências e habilidades descritas no Plano de Curso da Rede Municipal de Ensino, alusivas ao 1º ano de Ensino Fundamental I, relacionando-as com as atividades práticas em sala de aula.

A nova proposta é seguir uma prática focada nas competências e habilidades e não apenas no conteúdo. Este trabalho demonstra ainda o alinhamento com as tendências educacionais que enfatizam a importância de colocar o aluno como protagonista, ou seja, um agente ativo em seu processo de ensino aprendizagem por meio de atividades educativas extra-classe. A Orientadora de Ensino Josélia Pires da Silva conduziu os trabalhos abordando o estudo das competências e habilidades descritas no plano de curso de línguas (1ºano) com foco na alfabetização e letramento.

"Sobradinho se tornou destaque na região pelo trabalho da Secretaria de Educação, em fornecer suporte pedagógico às equipes que trabalham com o BNCC dentro de sua metodologia. Nesse sentido a Base Nacional Comum Curricular, consiste em desenvolver a educação básica, através de práticas que estejam ligadas ao contexto do aluno para que se manifeste uma mesma linguagem entre o educador e o educando, por meio de instrumentos de acompanhamento e monitoramento para promover o fortalecimento da aprendizagem", explicou a orientadora.

A Secretária de Educação Ducilene Kestering comentou sobre o fortalecimento da formação continuada dos profissionais da educação. "A formação continuada é uma questão essencial para o docente desenvolver sua prática, habituando as condições ao cotidiano, construindo novos saberes, empreendendo novas maneiras, desenvolvendo uma reflexão sobre a ação, na forma investigativa, aprendendo a fazer fazendo, para o aprimoramento das suas funções. O processo de aperfeiçoamento das habilidades do professor é de extrema importância, pois este é um instrumento que muito contribui para o crescimento profissional do educador e contribui para crescimento educacional de seus alunos, porque um professor bem instruído, feliz com a profissão que exerce, torna sua aula prazerosa, faz da escola um lugar atrativo para o aluno, torna-se capaz de desenvolver em seu aluno a consciência educacional", declarou a secretária.

Crédito da foto :: Ascom PMSobradinho

Post Bottom Ad

VivaABahia