UPAE/IMIP de Petrolina realiza V São João da Fisioterapia - Observador Independente

UPAE/IMIP de Petrolina realiza V São João da Fisioterapia

Compartilhar

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, na última quinta-feira (06), o V São João da Fisioterapia. Teve forró, quadrilha, comida típica, arrasta pé e muita animação. O evento já é tradicional e reúne todos os pacientes acompanhados pelo serviço de fisioterapia, profissionais e estagiários. "É uma das festas mais disputadas. O mês de junho é muito especial para nós nordestinos e o São João é realmente a nossa grande festa popular, pois ela é muito democrática. Então, a gente não pode deixar de comemorar", ressalta a fisioterapeuta Rosemary Gonçalves.

De acordo com a profissional, momentos lúdicos como esse promovem bem-estar, saúde física e emocional. "Alegria faz bem para tudo", garante. E a folia é tanta que no dia da festa os pacientes chegam mais cedo, fazem seus exercícios habituais e se preparam para quadrilha já escolhendo o seu par. Cada um faz questão de levar um prato para compartilhar com os demais.

"Hoje trouxe bolo de milho", disse Maria de Socorro da Anunciação, que é moradora do município de Orocó e vem à UPAE pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) duas vezes por semana para fazer fisioterapia. A festa coincidiu com o dia da sua sessão, mas ela garantiu que viria de todo jeito. "Não poderia ficar de fora", disse sorrindo.

Quem também aproveitou o momento foi José Lurdes Silva, do município de Afrânio. Ela também vem pelo TFD fazer tratamento. "Já passei aqui pelo neuro, reumato, gastro e fisio. Já participei de algumas festinhas da fisioterapia, mas a que mais gosto é o São João mesmo", revelou.

Mesmo sem poder dançar pela limitação do problema de coluna Dona Lurdes não deixa de se divertir. "Esse é o nosso maior presente. Ver os nossos pacientes felizes. É essa energia que nos faz continuar e inovar sempre", justifica a também fisioterapeuta Mizia Ferraz.


Foto :: Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip / Divulgação

Post Bottom Ad

VivaABahia