Prefeitura capacita moradores da Poligonal Urbana de Juazeiro - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Post Top Ad

Mário

28 de agosto de 2019

Prefeitura capacita moradores da Poligonal Urbana de Juazeiro




Os moradores dos bairros que compõem a Poligonal Urbana de Juazeiro estão participando, até o dia 06 de setembro, do curso profissionalizante para formação de padeiro e confeiteiro, com ênfase em doces, salgados e confeitaria. 

A capacitação que teve início nesta segunda-feira (26), acontece na Igreja Nossa Sra. de Fátima, bairro Jardim das Acácias e também na Escola Argemiro José, no bairro Argemiro, é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

A ação faz parte do cronograma de atividades de mobilização social, realizadas nos 12 bairros beneficiados com as obras da Intervenção da Poligonal Urbana. Durante os próximos 10 dias os alunos vão aprender noções básicas para produção dos principais tipos de massa, recheios para salgados, pães e bolos e também como produzir doces finos e trufados.

“Essa primeira aula é de apresentação e conhecimento teórico, para em seguida colocarmos a mão na massa. Procuro passar para a turma o essencial para começar a trabalhar, os equipamentos necessários, como usar as ferramentas e noções básicas de higiene”, disse a instrutora do curso, Dulcinete Caetano, que aproveitou para elogiar a atividade. “Já formei varias outras turmas dentro do programa e posso garantir que essa é uma ótima iniciativa. Eu batalhei para conseguir um curso, porque era pago e caro. Aqui as pessoas têm a oportunidade de fazer isso de graça”, acrescenta,

Ana Paula Santos mora no bairro Jardim das Acácias, atualmente está desempregada, e vê no curso uma oportunidade de conseguir uma renda. “Além de aprimorar meus conhecimentos culinários, o curso pode me proporcionar uma renda trabalhando em casa e consequentemente minha independência financeira”, conta a mãe de família. Já Lucielma Carvalho acumula as funções de dona de casa e sacoleira e conta que está fazendo o curso para realizar um antigo sonho, “de montar um negócio no ramo de culinária, pois me sinto realizada trabalhando com alimentação”, declara Lucielma.

De acordo com Graciele Gomes, diretora social da SEDUR, os cursos são realizados periodicamente, já capacitaram cerca de 350 moradores dos bairros da poligonal e visam, além de capacitar, oferecer uma possibilidade para complementação da renda dos participantes. “A ação inclui ainda a realização de atividades sobre empreendedorismo e a entrega de certificados e kits com as principais ferramentas da sua formação, para que ao final do curso os participantes já possam começar a trabalhar”, destaca a diretora.

Todo o Projeto Técnico Socioambiental é executado por uma empresa terceirizada e contratada por meio de processo licitatório (Exata) e as ações de mobilização social compreendem desde palestras até atividades culturais e são coordenadas pela equipe técnica social da SEDUR.

“Ao mesmo tempo em que intervimos com obras nessa região, desenvolvemos também um trabalho social. Nossa equipe faz o acompanhamento das comunidades e realiza atividades em diversas áreas, com o objetivo de promover a adaptação da população ao grande volume de obras que está recebendo. Essa é uma orientação do nosso prefeito Paulo Bomfim e nós estamos seguindo”, finalizou o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães.



Foto :: Gardennia Garibalde/SEDUR / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

Post Top Ad

SCB