Publico prestigia etapa do Circuito Baiano de Judô em Juazeiro - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Post Top Ad

Mário

12 de agosto de 2019

Publico prestigia etapa do Circuito Baiano de Judô em Juazeiro




Durante dois dias a cidade de Juazeiro se tornou o centro do judô baiano com a realização da Super Etapa do Circuito Baiano, evento da Federação Baiana de Judô (Febaju), que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte).

Na última sexta-feira (09), com a presença do secretário municipal Sérgio Fernandes que representou o prefeito Paulo Bomfim, o presidente da Febaju Marcelo Ornelas da Cruz França Moreira abriu o evento na área especialmente preparada no estacionamento do Shopping Juá Garden, onde, após a pesagem dos atletas, aconteceu o Festival da Criança, reunindo judocas de até 13 anos.

A solenidade de abertura contou com as presenças do deputado estadual Zó, do Sensei Paulo Afonso, do vice-presidente da Febaju Regional Norte e Entorno professor Nei Santos, do coordenador de esportes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setres) Gustavo Augusto Barros Miranda, professores e ex-atletas.

No sábado (10), o público conheceu a elite do judô baiano em ação nos combates que reuniram atletas de oito categorias, e se estendeu até a premiação final. A Super Etapa consagra mais um evento estadual realizado em solo juazeirense esse ano. Em julho, a cidade sediou duas etapas do calendário da Federação Baiana de Ciclismo e rendeu a convocação dos ciclistas juazeirenses José Rômulo Neto, Patricson Brás e Ana Augusta para a seleção baiana da categoria Elite.

Com fortes ligações com o esporte, o secretário Sérgio Fernandes, titular da Seculte, não escondeu seu entusiasmo: “O público recebeu muito bem o evento e, se depender da nossa vontade, no próximo ano Juazeiro será sede novamente. Parabenizo aos dirigentes da Febaju, aos parceiros do Governo do Estado, à direção do Shopping Juá Garden e, principalmente, aos atletas bolsistas do Bolsa Atleta que mostraram seu talento em evento que colocou Juazeiro no mapa do judô nacional”, agradeceu o secretário.

Para o professor Nei Santos, técnico dos quadros da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), “A cidade de Juazeiro está de parabéns por sediar esse evento e montar uma estrutura ao nível técnico dos combates. O judô passou a ter uma outra identidade aqui e em toda região do Vale. Eventos como esse justificam o investimento feito pelo governo do estado. Nós da Sudesb estamos satisfeitos com o que vimos e seremos parceiros em novas realizações”, encerrou.

O sensei Paulo Afonso, dirigente da Febaju e um dos responsáveis pela introdução do judô na região, afirmou que “a realização da super etapa em Juazeiro vem coroar um sonho que começou há 48 anos, quando iniciamos as aulas de judô aqui. Embora o judô tenha chegado à região nos anos 60, só em 1971 se estabeleceu definitivamente”, ressaltou.

No balanço feito, dos dois dias de competição, o presidente da Febaju Marcelo Ornelas disse que “foi um sucesso e, só a presença de cerca de 700 atletas de alto nível técnico, de toda a Bahia, na mesma competição, já é digno de elogios. A ousadia de transportar para um shopping a estrutura de uma arena de judô é outro fato que merece aplausos. A iniciativa proporcionou ao público comodidade, segurança e conforto”. Ele agradecei ainda ao Governo da Bahia, Prefeitura Municipal de Juazeiro e os parceiros que viabilizaram a realização do inédito evento na Terra das Carrancas.

Para o próximo ano, Ornelas revelou que a Febaju tem dois desafios: fortalecer as parcerias e trazer de volta a Juazeiro o Circuito Baiano de Super Etapas de Judô.


Por Carlos Humberto / Foto :: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

Post Top Ad

SCB