Em sessão na Câmara de Salvador, movimento 'Vai Ter Gorda' homenageia pessoas que lutam contra a gordofobia na Bahia - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Post Top Ad

Mário

11 de setembro de 2019

Em sessão na Câmara de Salvador, movimento 'Vai Ter Gorda' homenageia pessoas que lutam contra a gordofobia na Bahia



Evento foi realizado na noite desta terça-feira (10), Dia da Pessoa Gorda. Autoridades e outros militantes da causa estão entre homenageados.

Em uma sessão solene realizada na noite desta terça (10) na Câmara Municipal de Salvador, o Movimento Vai Ter Gorda homenageou 20 pessoas reconhecidas pela militância contra a gordofobia.

O evento aconteceu na mesma data em que é celebrado o Dia da Pessoa Gorda, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de se manter o respeito por pessoas gordas, desconstruir preconceitos, mudar os padrões de beleza estereotipados e reavaliar a conduta frente ao problema da gordofobia, que recai principalmente sobre as mulheres.

O Movimento Vai Ter Gorda realiza a premiação a cada dois anos, e homenageia pessoas que se destacam na valorização da diversidade, inclusão social e que tenham um histórico de luta contra a gordofobia.

O objetivo, segundo o movimento, é conscientizar a população sobre os avanços e desafios da pessoa gorda na sociedade.

Entre os homenageados na noite desta terça-feira, estão a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, que foi representada pela assessora da SPM Rosa Cabral; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia (Sindoméstico-BA), Creuza Oliveira; Laina Crisóstomo, advogada e presidente da ONG Tamo Juntas; o vereador Hélio Ferreira; e a blogueira Vivian Vieira, que é autora do primeiro e maior blog dedicado exclusivamente a moda plus size da Bahia, o Etiqueta GG.

Para Vivian, é importante falar sobre gordofobia pois a luta por igualdade de direitos é algo constante.
O dia de luta contra a gordofobia é extremamente importante, pois, através desse dia, conseguimos trazer visibilidade para a causa e debater assuntos importantes, como a gordofobia médica e até mesmo inclusão. Ainda faltam muitas coisas para nós pessoas gordas, como a acessibilidade, porém, a principal é o respeito para que a gordofobia acabe, 
disse.

A blogueira conta que foi com esse objetivo que criou o conteúdo virtual.
Tive a ideia de criar o blog, pois não encontrava um espaço aqui na Bahia que falasse sobre tudo do meio Plus Size, como moda, autoestima, beleza, eventos no estado que enaltecem a beleza da mulher gorda... Queria um blog que se aprofundasse no tema, um espaço especializado em Plus que as mulheres gordas pudessem encontrar tudo e se sentirem empoderadas. Assim nasceu o Etiqueta GG, 
disse.

Para a coordenadora nacional do Movimento Vai Ter Gorda, Adriana Santos, "muita coisa precisa ser ainda conquistada".

"Precisa-se pensar em políticas públicas específicas para atender a pessoa gorda. Mais acessibilidade, mais oportunidades de empregos, mais representatividade na mídia e nos espaços de poder", afirma.

Além das homenagens, a sessão solene ainda contou com apresentação de samba de roda do grupo Poder Grisalho.



Fotos: Valdemiro Lopes/Ascom Câmara de Vereadores de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

Post Top Ad

SCB