Jornais centenários do Brasil e de Portugal são tema de exposição no Recife - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Audima

13 de outubro de 2019

Jornais centenários do Brasil e de Portugal são tema de exposição no Recife



Denominada “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: um legado cultural”, a mostra entra em cartaz na quinta-feira (18), na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em casa Forte.

A partir de quinta-feira (18), trechos da história de jornais centenários do Brasil e de Portugal estarão expostos em 30 painéis, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Denominada “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: um legado cultural”, a mostra ficará em cartaz até o dia 17 de novembro, na Galeria Baobá.

A exposição é realizada pela Associação Portuguesa de Imprensa, em parceria com a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O público poderá conferir a mostra de terça a sexta, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 13h às 17h

Foram convidados para a abertura, às 17h, representantes da Associação Portuguesa de Imprensa e dos 10 maiores jornais daquele país, como Público, Jornal de Notícias, Diário do Sul e Região de Leiria.

Segundo a Fundaj, os painéis contarão a história de 34 jornais centenários portugueses e 18 brasileiros. Entre os periódicos nacionais, estão o Diario de Pernambuco (mais antigo em circulação), Jornal do Commercio e Estadão (SP).

Entre os de Portugal, está o mais recente centenário, com poucos meses de completos: O Figueirense (de Figueira da Foz, Coimbra).

Nas páginas desses jornais, o público pode encontrar fatos que mostram a cultura de dois povos. Em 2018, a mesma exposição aconteceu no Parlamento Europeu, na Bélgica, e foi dedicada exclusivamente para expor os jornais de Portugal.

O presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, Múcio Aguiar, destaca que muitas das publicações fizeram parte de um novo tipo de jornalismo no século 19. Segundo ele, todos contribuíram com informações na luta por ideais, princípios e ajudaram também a construir a história.

Serviço:

"Jornais Centenários do Brasil e Portugal: um legado cultural”
18/10 até 17/11
Galeria Baobá, campus Casa Forte da Fundação Joaquim Nabuco - Avenida 17 de Agosto, 2187


Foto :: Leia Já / Reprodução/ Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->