Litoral pernambucano não registra novas chegadas de óleo nesta terça - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Audima

22 de outubro de 2019

Litoral pernambucano não registra novas chegadas de óleo nesta terça




Segundo o secretario de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, a praia do Paiva está "completamente limpa". A praia de Itapuama, no Cabo, ainda possui resíduos.



Após mais uma manhã de monitoramento da costa pernambucana, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) confirmou que as praias de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e do Recife não foram afetadas pelo óleo até o momento.

Segundo o secretario de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, "o helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS), como em todas as manhãs, levantou voo às 6h45 e sobrevoou parte da costa". Ainda de acordo com o secretário, a praia do Paiva, que foi afetada pelo óleo, está "completamente limpa". A praia de Itapuama, no Cabo, ainda tem resíduos.

A pasta ainda confirmou que as praias do Xaréu, Enseada dos Corais e Gaibu, não registraram nenhuma nova ocorrência. Entretanto, há registros de novas quantidades de óleo na praia de Japaratinga, litoral alagoano. "Estamos na expectativa de receber novas informações da marinha sobre o deslocamento de novas quantidades de óleo", afirmou Bertotti, que classifica o aparecimento das manchas de óleo no litoral como um "crime ambiental".

Segundo a secretaria, equipes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) estão posicionadas em todas as praias do litoral sul e fazem um "trabalho constante de monitoramento das ações executadas pelas Defesas Civis municipais e orientando os voluntários para que sejam utilizados os EPIS".

Apesar de não haver registros de deslocamento de resíduos no litoral norte desde o último dia 17, o monitoramento também está sendo feito na região pelos órgãos responsáveis.

Em relação ao descarte dos resíduos, o secretário relatou a preocupação com a coleta e a destinação dos resíduos. "Uma empresa foi contratada em regime de emergência para que esses resíduos sejam armazenados e tratados", afirmou Bertotti. O óleo recolhido nas praias está sendo levado ao Centro de Tratamento de Resíduos em Pernambuco (CTR-PE), o Ecoparque Pernambuco, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Até a manhã desta terça-feira, o espaço recebeu cerca de 351 toneladas de óleo.



Foto: Léo Malafaia / Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->