Mudança em rodízio de abastecimento aumenta número de dias com água para 700 mil pessoas, em quatro cidades no grande Recife - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Post Top Ad

Mário

1 de outubro de 2019

Mudança em rodízio de abastecimento aumenta número de dias com água para 700 mil pessoas, em quatro cidades no grande Recife



A partir de quarta-feira (2), Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima terão um dia com água para quatro sem, segundo a Compesa. Antes, eram seis dias com torneiras vazias.


Setecentos mil moradores de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, no Grande Recife, serão beneficiados pela mudança no rodízio no fornecimento de água, a partir de quarta-feira (2). O número de dias com abastecimento vai aumentar, de acordo com o anúncio feito, nesta terça-feira (1º), pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Com a mudança no regime, o sistema de abastecimento será de um dia com água para quatro dias sem. Antes, a população recebia água em um dia e ficava seis dias com as torneiras vazias.

Durante entrevista coletiva realizada no Recife, a companhia informou que a redução no rodízio foi possibilitada pela melhora na situação da Barragem de Botafogo, que abastece as quatro cidades.

Segundo a Compesa, o nível do reservatório aumentou por causa chuvas dos últimos meses, sobretudo, as registradas em junho deste ano. Na coletiva, o diretor de Engenharia, Rômulo Souza, disse que em março deste ano a Barragem de Botafogo estava com 10% da capacidade de acumulação de água.

Em maio, teve início a recuperação do sistema. Em agosto, o reservatório atingiu 66% da capacidade de acumulação. Como a barragem acumulou mais água, será possível aumentar a vazão de 1.100 litros por segundo para 1.400 litros por segundo, de acordo com a companhia.

A Compesa informou que estudos apontam as condições para manter o novo regime de fornecimento de água até o início do inverno de 2020, a partir de abril e maio.

Os moradores das quatro cidades podem acompanhar o calendário de abastecimento pelo site da Compesa.

Problemas

Em janeiro deste ano, a Compesa havia ampliado o rodízio de abastecimento em localidade das quatro cidades. Na época, a empresa justificou que era preciso preservar as condições da Barragem de Botafogo, que estava com pouca água acumulada. Até a entrada em vigor do regime, os moradores tinham cinco dias sem água e um com abastecimento.



Foto :: Campesa / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

Você e mais 133 mil pessoas estão recebendo esta matéria por sistema de Whatsapp. Se não quiser continuar recebendo mande solicitação de retirada do seu nome da listagem.

Biblioteca