Embarque das delegações baianas dos jogos escolares da juventude e Paraolimpíadas Escolares - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Audima

12 de novembro de 2019

Embarque das delegações baianas dos jogos escolares da juventude e Paraolimpíadas Escolares



As delegações baianas que representarão o estado nos Jogos Escolares da Juventude (15 a 30) e nas Paraolimpíadas Escolares (18 a 23), nas cidades de Blumenau-SC e São Paulo-SP, respectivamente, já se preparam para o embarque que acontecerá na manhã dos dias 15 (Jogos Escolares da Juventude) e 18 de novembro (Paraolimpíadas Escolares), no Aeroporto Internacional de Salvador.

Para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, maior evento de esporte estudantil do Brasil organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), viaja, às 8h30 de sexta-feira, o primeiro grupo com 52 pessoas entre atletas, técnicos, dirigentes, fisioterapeuta e jornalista que participarão das modalidades individuais, femininas e masculinas, de judô e luta olímpica, nas faixas etárias de 12 a 17 anos.

As provas nestas duas modalidades iniciam no sábado (16) e seguem até quarta-feira (20), com participação de atletas de Conceição do Coité, Cruz das Almas, Eunápolis, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador e Xique-xique, representando um total de 23 colégios públicos e 21 particulares.

A Bahia levará, a Blumenau, 179 pessoas. Os grupos viajam em três etapas com as modalidades de judô e luta olímpica (15 a 21/11), atletismo, badminton e futsal (21 a 26/11) e na terceira e última etapa, ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez (26 a 30/11).

Paraolimpíadas Escolares – Nessa competição, a Bahia estará representada por 15 atletas com necessidades especiais – déficit intelectual, déficit visual e, pela primeira vez inseridos na competição, atletas com síndrome de down. Integram ainda a delegação baiana técnicos, dirigentes e assistentes que dão o suporte emocional necessário ao atleta. 

A Bahia participa de provas de atletismo, goalball, judô e natação. Todas as atividades ocorrerão no moderno Centro Paralímpico Brasileiro, inaugurado em 2016 na capital paulista.

Iniciadas em 2009, as Paraolimpíadas, que têm organização da Confederação Paralímpica Brasileira, é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do para desporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, dentre outros.

Todas as duas delegações viajam com passagens cedidas pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, tendo o apoio da Secretaria de Educação e da Federação Baiana de Esporte Escolar (Fbee).


Foto :: Ascom Sudesb / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->