SANTO ANTº DE JESUS @ Nasce a Associação de Desenvolvimento Rural e Urbano Rio das Pedras, Comunidade Santa Luzia - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Audima

17 de novembro de 2019

SANTO ANTº DE JESUS @ Nasce a Associação de Desenvolvimento Rural e Urbano Rio das Pedras, Comunidade Santa Luzia





Com o propósito de trabalhar pela melhoria das condições de vida para o homem do campo, moradores da comunidade de Rio das Pedras/Santa Luzia, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, cansados de esperar resolveram criar uma entidade para ir à luta por melhores condições de vida para moradores da comunidade e adjacências. 



A reunião de fundação da associação, que foi batizada de IDRU - Instituto de Desenvolvimento Rural e Urbano Rio das Pedras foi na manhã deste domingo, 17 e contou com a presença da maioria dos moradores da comunidade. 

Uma das principais propostas da nova instituição, segundo o presidente eleito, José Raimundo de Jesus, popularmente conhecido como Chepa, é ir buscar projetos e recursos para promover a agricultura familiar, a organização dos moradores, que também são produtores de ampla variedade de frutas e hortaliças, mas que ao longo do tempo, por falta de assistência e meios vem ficando desestimulada. 

A associação nasce com uma ampla gama de instrumentos para poder trabalhar e ajudar também as pessoas. No amplo legue de atividades que estão propostas pelo Estatuto Social, foi discutido e aprovado vários programas. 

Contratação de pessoal especializado para assistência técnica à agricultura familiar, criação de um lar para idosos em situação de vulnerabilidade social, implantação de uma padaria comunitária que oferecerá cursos de panificação, confeitaria e outros, assistência odontológica, entre outras atividades que beneficiem a comunidade, inclusive com a implantação na sede do município de um mini mercado para venda direta dos produtos da horta orgânica que será implantada e na comunidade uma espécie de armazém que possa vender gêneros mais baratos aos associados. 

A iniciativa contou com o apoio do vereador Pedro de Teca (PP) que tem incentivado inclusive a diversificação da produção rural com a implantação de estrutura para a criação e venda de peixes. Neste sentido importante conquista da comunidade através do vereador será apresentada em Dezembro próximo. 

Pedro explicou que, 
Por nosso intermédio conseguimos do Deputado DAL conquistar a doação de uma retroescavadeira que vai ajudar muito no trabalho aqui na comunidade. É um equipamento avaliado em mais de R$ 250 mil e que estará à disposição da comunidade. E nossa ideia é viabilizar a implantação de tanques de criação de peixes no terreno de quem quiser. Os alevinos já estão garantidos pela Bahia Pesca e com certeza em poucos meses já estaremos produzindo peixes de qualidade o que vai diversificar e ampliar a renda das pessoas aqui da comunidade, 
disse.



Foto da diretoria da instituição / Noedson Ney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->