Urban jungle: conheça a aposta da vez na decoração - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

Audima

12 de novembro de 2019

Urban jungle: conheça a aposta da vez na decoração



Arquitetas que assinam ambientes na CASACOR Bahia 2019 dão dicas de como integrar a natureza aos cômodos da casa.



De paredes cobertas por plantas, jardins suspensos até vasinhos dispostos em aparadores e prateleiras, trazer a natureza para dentro de casa se torna cada vez mais uma realidade. A nova onda vem sendo chamada de urban jungle (floresta urbana) e é uma das principais apostas do momento quando o assunto é design de interiores.

Uma prova disso pode ser observada na 24ª edição da CASACOR Bahia, que acontece até o dia 08 de dezembro no Horto Florestal, em Salvador, e traz diversos ambientes com essa proposta. O urban jungle, inclusive, casa perfeitamente com o tema da mostra esse ano: “Planeta Casa”, amparado nos pilares de sustentabilidade e afetividade.

Mas se investir no verde para compor a decoração em casa é uma tendência, como fazer isso com charme e de modo descomplicado? As arquitetas Lorena Damásio, que é responsável pelo Living Cosmopolitan na mostra juntamente com Daiana Fernandes, e Jéssica Araújo, que assina o Bangalô Cravo e Canela, compartilham algumas dicas.


Analise a luz natural

A escolha das plantas depende do ambiente onde elas serão colocadas e da luminosidade natural que incide no local. “Tem plantas que precisam de muito sol e outras de pouco sol; é importante analisar quanto sol bate no local escolhido e definir as que serão utilizadas após essa conclusão”, orienta Lorena.

Avalie as espécies

Espécies como Peperômia, Orquídea, Samambaia, Iuca e Zamioculca são super indicadas para ambientes internos porque sobrevivem bem na sombra, sem incidência direta do sol. Lorena conta que mesmo os banheiros podem se beneficiar de mais verde. “Nesse local, vale usar plantas do tipo suculentas, que são bem resistentes, se adaptam bem em praticamente qualquer lugar e normalmente só precisam ser molhadas uma vez por semana”, diz.

Aposte em cachepots

Para dar um efeito diferente e proporcionar um ar de floresta, vale investir em cachepots com larguras e alturas diferentes. Mas o que são cachepots? Eles nada mais são do que revestimentos para o vaso principal da planta, que, além de criar uma decoração bacana, devem acomodá-la sem deixar espaços sobrando.

Misture elementos

O urban jungle vai além de levar as plantas para os ambientes da casa, mas também misturar elementos naturais e urbanos. Segundo Jéssica, a proposta envolve interação de texturas e materiais. “Por exemplo, uma estrutura de concreto armado pode ser usada para delimitar um painel e diversas plantas, ao mesmo tempo”, exemplifica.



Fotos :: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->